Lançamento do Ônibus Espacial Atlantis

Publicado: 08/07/2011 por Airam - PU8ASR / PX8C1730 / PP8004SWL em Notícias
Tags:, , ,

O lançamento do Ônibus Espacial Atlantis (acontecimento que encerrará as atividades da Agência Espacial Americana – NASA), está programado para acontecer hoje, 15h40 GMT (12h40 de Brasília), no Centro Espacial Kennedy, próximo a Cabo Canavel (Flórida). Este será o lançamento 135 de um ônibus espacial, depois do primeiro vôo do Columbia em 1981.

A tripulação é formada por 4 astronautas: O Comandante Christopher Ferguson, o piloto Douglas Hurley, e os especialistas Sandra Magnus e Rex Walheim.

Será a missão 33 do Atlantis e a que marcará o fim do programa de ônibus espaciais da Nasa após 30 anos em atividade.

Logo abaixo no vídeo em tempo real, você pode acompanhar ao vivo, todos os acontecimentos, incluindo o lançamento, controle da missão, os astronautas a bordo do Atlantis e da ISS durante os 12 dias que permanecerão no espaço e o retorno à terra.



Video streaming by Ustream

ACOMPANHE A HISTÓRIA

Denominado oficialmente pela Nasa como Space Transportation System (STS, sistema de transporte espacial), o programa de naves americanas foi iniciado nos anos 1970, como uma fórmula segura e barata de colocar satélites em órbita terrestre.

A construção da Columbia, a primeira das naves, foi concluída em 1975 e seu primeiro voo espacial foi realizado em 12 de abril de 1981. A missão tinha como objetivo colocar em órbita o satélite TDRS-A e marcou o princípio da exploração comercial do espaço.

Em 1982, a Challenger se uniu à frota de naves da Nasa e foi seguida pela Discovery, que realizou seu primeiro voo espacial em 1984; a Atlantis, em 1985; a Endeavour, em serviço desde 1992 e a Enterprise, que embora seja utilizada para testes, voou em missão espacial de abastecimento à ISS em 2002.

A Nasa viveu vários anos de êxitos sucessivos até que, em 26 de janeiro de 1986, a Challenger, que havia viajado ao espaço em dez ocasiões, se desintegrou aos 80 segundos da decolagem por uma falha no foguete propulsor. Os sete tripulantes morreram.

Após a catástrofe da Challenger, a Discovery foi a primeira nave que voltou do espaço em 1989 e, posteriormente, em 1995, a Columbia bateu o recorde de permanência fora da Terra (35 dias).

Em 1º de fevereiro de 2003, a Columbia, a nave mais antiga da Nasa, se desintegrou em pleno voo, pouco antes de aterrissar em Cabo Canaveral (Flórida) e após ter realizado uma missão científica de 16 dias na ISS.
No acidente, os sete membros da tripulação morreram e os voos de todas as naves da Nasa foram suspensos.

Em meados de 2005, após dois anos sem que as naves americanas realizassem uma missão espacial, a Nasa retomou os voos orbitais tripulados com o lançamento da Discovery, com o fim de prosseguir a construção da ISS.

No entanto, problemas similares aos que provocaram o acidente da Columbia levaram a agência espacial a suspender novamente o programa das naves por tempo indeterminado, até que foi retomado em 2006.
Desde então, a Nasa contou com três naves operacionais, Discovery, Atlantis e Endeavour. A Enterprise, embora tenha realizado uma missão à ISS em 2002, é utilizada sobretudo para testes.

Em 24 de fevereiro de 2011 ocorreu a última viagem da Discovery e em 1º de maio a Endevour concluiu sua 25ª e última missão espacial.

Em 2008, a Nasa comunicou sua intenção de retirar a pequena frota de naves e substituí-las por cápsulas com foguetes descartáveis, como parte do programa Constellation.

A missão de 12 dias que começou nesta sexta-feira (hoje) e que terminará em 20 de julho com o retorno da Atlantis encerrará a era das naves espaciais.

Caso a nave esteja danificada demais para fazer o retorno, a tripulação americana precisará de uma “carona” dos russos. Se tudo der certo, a Atlantis será transferida para um museu onde ficará em exposição.

PARTICIPE DA ENQUETE RELACIONADA

Gostou deste artigo?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s