Galaxy Mini – O smartphone dos radioamadores

Publicado: 09/09/2011 por Airam - PU8ASR / PX8C1730 / PP8004SWL em Android, APRS, EchoLink
Tags:, , , , , , , ,

Sem querer fazer qualquer apologia à marca ou fabricante, mas apenas com o intuito de informar os colegas de hobby sobre esta ferramenta tecnológica que caiu nas graças de muitos radioamadores, não somente pelo fator tecnologia, mas também por esta tecnologia estar aliada a baixo preço e facilidade de uso.

Neste post pretendo inserir informações a respeito deste smartphone para que os colegas possam conhecer as vantagens e desvantagens e, desta forma possam adquirir a melhor solução (custo x benefício).

A Samsung, entre seus modelos de smartphones, oferece o Galaxy 5, o Galaxy Mini, o Galaxy S e o Galaxy S II, além do Tablet Galaxy que também conta com o Sistema Operacional Android. Mas nada impede de você adquirir os novos celulares chineses que já contam os sistemas android que são até mais baratos que os de marca, mas deixam um pouco a desejar na qualidade e durabilidade.

Smartphone da Samsung - Modelo Galaxy Mini

Smartphone da Samsung - Modelo Galaxy Mini

Características
Preço: R$ 550,00 (em média)
Sistema Operacional: Android (Sistema Operacional da Google – Verifique a versão no ato da compra. O mesmo aceita upgrade. O modelo utilizado neste exemplo usa a versão 2.2 – Galaxy Mini).

O motivo pelo qual me referi a este smartphone no título deste post como “O smartphone dos radioamadores”, é devido aos fatores acima informados que aliado a um sistema operacional rápido, leve e robusto, proporciona uma ótima experiência ao seu proprietário.

Android

Logotipo do Android - Sistema Operacional da Google para dispositivos portáteis (Tablets e smartphones)

O Android é um sistema operacional móvel que roda sobre o núcleo Linux, embora por enquanto seja ainda desenvolvido numa estrutura externa ao núcleo Linux. Foi inicialmente desenvolvido pelo Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, mas a Google é a responsável pela gerência do produto e engenharia de processos. O Android permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google. Existem atualmente mais de 250 mil aplicações disponíveis para Android. O sistema operativo Android consiste em 12 milhões de linhas de código, incluindo 3 milhões em XML, 2.8 milhões de linhas de C, 2.1 milhões de linhas de código Java e 1.75 milhões de linhas de código em C++.

O sistema operacional android pode ser encontrado nos dispositivos portáteis mais modernos como tablets e smartphones, variando-se apenas a versão do mesmo que até a data em que estou redigindo este post, econtra-se na versão 3.0.

Felizmente este sistema conta com uma grande rede de suporte feita por programadores de todo o mundo que dedicam-se em oferecer aplicações compatíveis com as que já encontramos para Windows, Linux, Solaris, ou Mac OS. no caso dos radioamadores, temos o tão conhecido e famoso EchoLink e APRS, dentre outros.

O Echolink para Android tem um pequeno problema no atraso da entrega dos pacotes, constatei que este problema não é decorrente da internet, pois o Galaxy Mini pode ser utilizado como um Roteador Wireless 3G e quando utilizado para provêr o acesso a um notebook por exemplo, a transmissão e recepção acontece em tempo real, diferentemente de quando utilizado o echolink no smartphone. Por este motivo sugere-se um espaço de câmbio de até 10 segundos para que colegas operando echolink by android tenham chance de acionar o link ou repetidor… Lembre-se isto é um gargalo do echolink para android e não de internet ou da operadora de telefonia celular. Para instalar o EchoLink no seu smarthphone com android, basta acessar o Market no seu aparelho e buscar por Echolink. É gratuito!

O APRS muito utilizado por radioamadores em todo o mundo, também pode ser encontrado no Market, basta procurar por APRS. Dentre as muitas soluções encontradas sugiro o APRSDroid, que é gratuito e muito simples de utilizar. Caso o colega radioamador queira um programa mais completo que o APRSDroid (que não envia mensagens), pode instalar o U2APRS que também é gratuito, mas que não encontra-se no Market. É um pouco difícil de encontrá-lo até mesmo nos repositórios na internet. Mas aqui vai uma colher de chá para você. Basta baixar a última versão (pelo menos até a data em que eu redigi este post) que postei no MEGAUPLOAD. A instalação também é bem simples e prática, embora o programa seja mais completo em relação ao APRSDroid. Sugiro até que você instale os dois e compare-os.

ATENÇÃO!!!
Para poder utilizar o EchoLink ou o APRS, precisa que o radioamadores tenha um cadastro ativo no(s) sistema(s). É tudo gratuito!

Veja os links para baixar os aplicativos:
APRSDroid
U2APRS

Caso tenha algum problema, copie e cole o endereço no seu navegador:
APRSDroid – http://www.megaupload.com/?d=2PT0A87C
U2APRS – http://www.megaupload.com/?d=3DNKLQ78

Você pode também instalar o APRSDroid e/ou o U2APRS utilizando o Barcode Scanner. Se você não tem o Barcode Scanner instalado, acesse o Android Market no seu dispositivo e procure por Barcode.

Depois de instalar o Barcode Scanner, execute o aplicativo no seu dispositivo e deixe que ele escaneie a(s) figura(s) abaixo, de acordo com o aplicativo pretendido. Depois clique em abrir Browser. Desta forma você instala direto no seu dispositivo sem precisar digitar todo o endereço.

Seguem os Códigos QR (QR CODES)

APRSDroid

APRSDroid

U2APRS

U2APRS

Bem, pessoal. Espero que estas informações sejam úteis aos colegas. Pretendo brevemente postar mais conteúdo a respeito do Android.

Forte 73 de Airam – PU8ASR

Gostou deste artigo?

comentários
  1. Marcelo - PP7SMS disse:

    Artigo muito bom. Veja como baixar também no site do PY4BL.

    Marcelo – PP7SMS

    Curtir

    • Olá Marcelo!
      Obrigado pelo seu comentário. Recentemente precisei baixar o U2APRS, mas a maioria dos repositorios na internet estava com problemas. Só consegui baixar de ym grupo (aprsbrasil) no Yahoo Grupos. Por isso resolvi fazer este post e disponibilizar o(s) arquivo (s) para download. Quanto mais repositorios ativos existirem, melhor será para nós radioamadores.
      Seja bem-vindo a Conferência Manaus. Volte sempre!

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s