SDR – Rádio definido por software

Publicado: 06/10/2011 por Airam - PU8ASR / PX8C1730 / PP8004SWL em SDR
Tags:, , , , , , ,

Imagine poder se comunicar nas bandas de HF (10, 20 ou 40 metros) sem que para isso você utilize um transceptor (convencional). Bem, pessoal! Era só o que faltava… Digo faltava, porque agora não falta mais.

Eis esta novidade tecnológica que está revolucionando o Radioamadorismo Digital. Eis o SDR – Rádio definido por software (Software Defined Radio).

O SDR é uma tecnologia que veio para ficar!

Devemos ter bem definido, que o SDR não é um rádio controlado por software ou computador, mas sim um radio definido por software. Apesar de haver uma certa confusão, esclarecemos que o SDR em resumo, é um rádio no computador que te possibilita comunicar-se nas bandas de HF sem que para isso você tenha que necessariamente possuir um transceptor para esta(s) banda(s).

Aí é que está o barato da coisa! Pesquise o valor do transceptor que opere em 10, 20 e 40 metros?! Com o SDR você opera nas faixas informadas sem gastar nada e se quiser gastar, será pouquíssimo (se comparado o valor com o de um transceptor para as bandas informadas).

Veja abaixo uma série de 4 vídeos realizados pelos amigos do CRAM (Clube de Radioamadores de Americana), onde João Roberto – PY2JF entrevista os colegas Willian – PY2GN e Daniel – PY2DO, que explicam detalhadamente o que é o SDR e seu princípio de funcionamento, com o intuito de desmistificá-lo para que colegas possam montar sua estação QRP.

Gostou dos vídeos? Você deve ter ficado empolgado e com vontade de experimentar o SDR, não é verdade?

Então, acesse agora o SDRWeb em Sorocaba/SP (GG66GL) e acompanhe os QSOs que captados por esta estação. Informe seu QRA e mantenha QSO via texto com os demais corujas no site.

Existem ainda muitos outros locais com informações relevantes a respeito, dos quais gostaríamos de indicar o .

SDRZero

SDRZero

Para alguns, o fato de se utilizar o computador, celular, etc., no hobby, a exemplo temos o EchoLink e APRS, infelizmente não é encarado de forma séria e, alguns chegam até a dizer que isto não é radioamadorimo. Devemos encarar o fato de que as coisas evoluem e o APRS, EchoLink e até mesmo o SDR não veio substituir o rádio, mas sim agregar valor, oferecendo ao praticante do hobby outras alternativas de comunicação. As alternativas existem e somos todos livres para escolher a que melhor atende à(s) nossa(s) necessidade(s).

Parabéns a todos os colegas que direta ou indiretamente contribuem para a evolução do radioamadorismo, seja como hobby, seja como ciência.

Forte 73 da equipe da Conferência Manaus!

Gostou deste artigo?

comentários
  1. parabéns willian e Daniel pelos seus comentários ,vídeos achei muito interessante, navegando na net por acaso, encontrei, muito bacana mesmo, por gentileza tem a frequência de 11 metros neste soft,fiquei muito interessado, irei entra em contato com você, fazer baixa freq. via celular para me informar como procedo para comprar um soft atualizado, atenciosamente agradece forte abraço, e felis natal a você e seus familiares.. darcio barbosa de oliveira recife-pe

    Curtir

  2. Miguel Marques Netto disse:

    Onde adquirir este equipamento? valor do mesmo?

    Curtir

    • Olá Miguel – PY5YMI!

      Amigo, particularmente desconheço o preço exato da placa ou kit para montagem do SDR.

      O preço varia de um fabricante para outro e também das funcionalidades da placa. Quanto maior for a banda da placa, maior será seu preço (mas nada que o nosso bolso, de reles mortais não possa pagar, rs…).

      Você pode procurar no Google ou até mesmo fazer uma pesquisa nos vários tipos de placa (e preços) que podem ser encontrados no Mercado Livre, eBay, etc.

      Uma dica importantíssima!

      Procure sempre consultar colegas que já estão caminhando há algum tempo com o SDR, como os colegas de Sorocaba/SP ou o próprio Jânio – PP8JMB.

      Veja o artigo SDR agora em Manaus – https://conferenciamanaus.wordpress.com/2012/01/30/sdr-agora-em-manaus/ (link encurtado http://wp.me/p1l99X-8V). Lá você encontrará link para a página dos amigos de Sorocaba/SP, bem como o endereço de e-mail de Jânio – PP8JMB.

      Curtir

  3. JUNIOR disse:

    TODA EXPERIMENTAÇÃO TÉCNICA NO RADIOAMADORISMO É VÁLIDA,PORTANTO AQUI VAI MEU APOIO E APLAUSOS POIS FICO MUITO FELIZ QUANDO APARECE COLEGAS QUE AINDA VALORIZAM ÊSTE TIPO DE APRENDIZADO,DEIXANDO CLARO QUE TROCA DE CONHECIMENTOS TENDE A AUXILIAR OS DEMAIS QUE PRECISAM APRIMORAR CONHECIMENTOS DE RADIOAMADORISMO!

    Curtir

  4. Prezados, parabéns pelo excelente artigo “SDR”. Como eu, creio que muitos colegas não tinham conhecimento da dimensão e utilidade do mesmo. Os palestrantes foram didáticos e bem descontraídos. Tomei a liberdade de replicá-lo (e incluir link) em: http://www.py2gw.qsl.br
    Cordialmente, Miro – PY2GW

    Curtir

  5. […] Para saber mais e assistir uma série de 4 vídeos realizados pelos amigos do Clube de Radioamadores de Americana – CRAM, clique em: Conferência Manaus. […]

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s