Loudtalks Lite – Converse com radioamadores sem ser um

Publicado: 18/10/2011 por Airam - PU8ASR / PX8C1730 / PP8004SWL em Android
Tags:, , , ,

Muitos radioamadores estão aderindo ao “Radioamadorismo Digital”, outros consideram não ser radioamadorismo, se utilizar do computador, ou melhor dizendo, utilizar a internet para se ter comunicação. O fato é que nos dias atuais, vivemos uma situação globalizada e é para muitos de nós, assustador nos imaginarmos sem Internet.

Ambos os sistemas tem suas vantagens e desvantagens. O radioamadorismo, da forma antiga e original, depende unicamente de propagação para que se haja o QSO (contato, conversa). Já no radioamadorismo digital a propagação não é importante, apenas precisa-se de Internet e não havendo Internet ou esta sendo muito lenta, as comunicações serão dificultadas.

Nossos serviços possuem a garantia de UPTIME oferecidos pela LGVHOST

Outro detalhe importante a ser observado é que no radioamadorismo digital, você pode praticar quase todo tipo de modalidade existente sem que para isso você precise (necessariamente) utilizar um rádio, bastando ter um PC, Notebook, Tablet, smarthphone, etc…, um exemplo disso é o SDR (Software Defined Radio) que nem precisa de Rádio (basta uma placa), tem também o EchoLink que pode ser utilizado com um rádio na forma de link ou repetidor ou somente no PC, Tablet, Smarthphone…

De vez em quando ouvimos uma ou outra pessoa que tenta fazer contato com radioamadores, mesmo sem ter autorização da Anatel (Agência que regula o Serviço de Radioamador no Brasil). O radioamador não pode, por força de lei e para não sofrer punição, manter qualquer tipo de contato, com estações clandestinas (piratas).

Se você quer ouvir os QSOs realizados pelos radioamadores, saiba que não precisa de autorização da Anatel, pois a justiça não vê como crime, o fato de você ouvir a Defesa Civil, o SAMU, os Bombeiros, etc…, desde que você ouça e não retransmita as informações a terceiros.

Mas se você não se contenta somente em ouvir e gostaria de poder falar com outras pessoas(esse que é o bom da brincadeira, he he…), trocando idéias e conhecimento, fazendo amizades, aí você precisa de uma autorização da Anatel para poder fazer uso de radiofrequências e explorar o serviço nas bandas referentes a categoria de amador para a qual você foi/será habilitado. Leia os posts mais antigos ou procure no site da Anatel(http://www.anatel.gov.br) maiores informações…

Muitos colegas de hobby vêm utilizando outros tipos de comunicadores. E exemplo temos o Loudtalks Lite que funciona parecido com o EchoLink, com uma diferença em especial: O EchoLink só pode ser usado por radioamadores e o Loudtalks pode ser utilizado por qualquer um que tenha um endereço de e-mail.

Você pode adicionar os contatos diretamente ou clicando no nome de um usuário que esteja presente em alguma sala (crida por você ou não).

Você encontrará no LoudTalks as principais salas existentes no sistema EchoLink no Brasil, tais como: BRA, BRAZLERA, ITATIAIA, AMBRASIL. Você encontrará até nossas salas: Conferência Manaus, Conferência Amazônica. Faça um teste e me adicione: PU8ASR.

Se você gostaria de saber mais sobre o radioamadorismo, seria bom que você entrasse em algumas destas salas para obter mais informações diretamente com os colegas.

A seguir algumas observações importantes!

1) O que é dito no Loudtalks não é retransmitido pelo sistema EchoLink e vice-versa. São sistemas diferentes e independentes. Mas isto é apenas uma questão de tempo, brevemente, você poderá acompanhar os QSOs do EchoLink também no Loudtalks, certamente além de nós, há outros colegas que estão se empenhando nisso!

2) Embora se consiga tansmitir em tempo real, os QSOs do EchoLink no LoudTalks, fique ciente, de que você não poderá transmitir do Loudtalks para o EchoLink, isto porque para isto você precisará ter autorização da Anatel.

3) Quando você adicionar várias salas no Loudtalks, recomendamos que mantenha-se conectado apenas na que for mais relevante para você, pois manter-se conectado em várias salas poderá consumir muito da sua internet e prejudicar sua recepção/transmissão caso sua internet esteja lenta.

4) Você poderá também fazer o acompanhamento das salas no EchoLink por meio de páginas na internet para este fim.

Muito bem! Para baixar o Loudtalks Lite para PC (Windows) clique aqui. Ele também pode ser utilizado no Linux por meio do Wine.

Para baixar o Loudtalks Lite para Android, acesse o Market no seu dispositivo e pesquise Loudtalks. Ele está em Português e é gratuito!

Utilize sua internet para ganhar dinheiro para você

Se você tiver alguma dificuldade para baixar e instalar por meio do link informado, você pode ainda tentar encontrar no:

Android Market – Para dispositivos com sistema Android (https://market.android.com/) ou no site do desenvolvedor (http://www.loudtalks.com/).

Aos colegas que quiserem divulgar o seu contato no Loudtalks, basta inserir um comentário.

Espero que este post lhe seja útil e até a próxima!

Forte 73 da equipe da Conferência Manaus!

Gostou deste artigo?

Utilize sua internet para ganhar dinheiro para você

comentários
  1. jose antonio disse:

    EU SOU RADIOESCUTA,(ONDAS CURTAS) DESDE O TEMPO DO PAPAI,QUANDO O RADIO ERA VALVULADO, E MUITO RARO.LA POR VOLTA DE 1958,PX FAIXA DO CIDADAO,DESDE 1980,E RADIO AMADOR CLASSE A,(UM PX DE GRAVATA) DESDE 2010. E VERDADE RADIO AMADOR E RADIO AMADOR.RADIOAMADOR VIA INTERNET FICA DESCARECTIZADO,OU SEJA NAO E BEM RADIO, E INTERNET.MAS RESPEITO A OPNIAO DE TODOS, UM ABRACO…

    Curtir

    • Olá amigo José Antônio.
      Obrigado por sua participação.
      Eu também utilizo um valvulado no meu shack e conheço tantos outros colegas que também possuem valvulados, mas que também praticam modalidades digitais, como o Echolink, por exemplo.

      Respeitamos sua opnião, embora tenhamos pontos de vistas diferenciados.
      Não vemos a internet como descaracterização do radioamadorismo, mas sim uma agregação de valor.
      Defendemos e incentivamos a prática de modalidades digitais e mantemos a ética quando respeitamos e não criticamos a modalidade A ou B, pois elas tornam este hobby científico ainda mais magnífico.
      Há vezes em que saudosos, olhamos para o passado e este saudosismo é bom até o momento em que nos estaguina e nos impede de evoluir…
      O radioamadorismo digital não veio substituir o radioamadorismo covencional. É apenas uma forma de seus praticantes obterem novas experiências.
      Posso até afirmar que os ataques direcionados por alguns colegas às modalidades digitais, refletem apenas a sua insegurança em buscar novos conhecimentos, bem como o seu egoísmo por tentar evitar (por meio de críticas) que outros colegas de hobby busquem conhecimento em tais modalidades.

      Defendemos a ética no hobby e incentivamos a prátiça sadia e espontânea do radioamadorismo em toda a sua plenitude de modalidades, sejam digitais ou convencionais.

      Obrigado por trazer a tona este assunto bastante polêmico entre alguns.

      51/73

      Curtir

  2. LUcas bastos disse:

    eu baixei o mas não tenho cadastro como faço para ter?

    Curtir

    • Olá Lucas!
      Bem-vindo ao nosso blog e obrigado por seu comentário.
      No momento em que você instala o aplicativo (no computador ou no seu dispositivo portátel) aparecem duas opções:
      1 – para quem não tem conta de acesso;
      2 – para quem já possui cadastro;

      Na primeira opção você faz seu cadastro escolhendo um nome de usuário e uma senha, sendo também necessário informar um endereço de e-mail para o caso de esquecimento de senha.

      Boa sorte!

      Curtir

  3. Agora o Loudtalks/Zello também está disponível para iPhone.
    Veja em http://loudtalks.com/ ou http://zello.com/

    Curtir

  4. O Loudtalks mudou de nome e agora chama-se Zello!
    Mas isso não significa que você terá dificuldades para instalá-lo.
    Basta seguir as dicas deste artigo, procurar no Market por Loudtalks ou Zello.
    Se você já tem o Loudtalks instalado, o mesmo será atualizado.
    Uma boa idéia é acessar o market e, em aplicativos instalados, marcar a opção Atualizar automaticamente.

    Curtir

  5. Olha só pessoal. Demorou um pouco, mas conseguimos. O áudio das comunicações que ocorrem em Manaus já podem ser ouvidas em nossas salas no Loudtalks (Conferência Amazônica e Conferência Manaus). Estamos diversificando, algumas vezes passaremos o áudio de alguma sala no Echolink e outras vezes passaremos os QSOs que estejam acontecendo em Manaus, bem como poderemos também não retransmitir em alguns casos, por quaisquer motivos.
    Visite-nos e confira!

    Curtir

  6. Gostaria de divulgar neste espaço a Feira Nacional de Radioamadorismo e Comunicações – Fenarcom – que acontecerá na cidade de Indaiatuba, estado de São Paulo, de 4 a 6 de novembro. O evento reunirá grandes nomes e empresas do setor. No dia 5, haverá prova para emissão de licença de radioamador da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A expectativa do organizador da feira, Erwin Neto, presidente da Radiohaus – empresa que promove o evento -, é que a Fenarcom recebe cerca de 4 mil visitantes. Mais informações no site do evento http://www.fenarcom.com.br ou conosco na ArtCom Assessoria de Comunicação – artcom@artcomassessoria.com.br, telefone (19)3237-2099.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s