Shenzhou 8 – China lança nave espacial não tripulada

Publicado: 01/11/2011 por Airam - PU8ASR / PX8C1730 / PP8004SWL em Espaço, Notícias
Tags:, , , ,

Nave espacial não tripulada Shenzhou-8 é lançada no Centro de Lançamento Espacial de Jiuquan.

A China lançou com sucesso nesta terça-feira (01/11/2011) uma nave espacial sem tripulantes que tentará se acoplar a um módulo de testes em órbita, o que constitui um novo passo do programa destinado a obter uma estação espacial permanente em 2020, anunciou a agência Nova China.

A nave Shenzhou-8, que servirá de módulo de treinamento para as missões espaciais, foi lançada ao espaço nesta terça-feira às 05H58 (19H58 de segunda-feira de Brasília) da base de Jiuquan, no deserto de Gobi, disse a Nova China.

A Shenzhou-8 se acoplará ao Tiangong-1 (“Espaço celestial-1”), um módulo de testes lançado no dia 29 de setembro, “dois dias depois do lançamento, a uma altitude de 343 km”, para concretizar o primeiro encontro espacial, uma tecnologia crucial na conquista do espaço.

A habilidade de se acoplar de forma bem-sucedida é fundamental para o sucesso dos planos chineses de construir uma estação espacial onde astronautas possam viver durante vários meses. A tecnologia é difícil de dominar porque os dois módulos devem se aproximar progressivamente para evitar que se destruam mutuamente.

A China vê seu programa espacial como um símbolo de sua estatura global, seus crescentes conhecimentos técnicos e também como uma expressão do sucesso do Partido Comunista em mudar o futuro de uma nação outrora marcada pela pobreza.

O gigante asiático começou seus voos tripulados em 1990 depois de comprar tecnologia russa, e em 2003 tornou-se o terceiro país a enviar seres humanos ao espaço, depois da ex-União Soviética e dos Estados Unidos. Em 2008, o Shenzhou VII, conduzido por três astronautas, realizou a primeira caminhada espacial chinesa.

Material publicada integralmente no site ultimosegundo.ig.com.br e compartilhada conosco via e-mail por Piraja – PS8RF.

Gostou deste artigo?

Tweet este artigo

Postado do WordPress para Android.
Posted from WordPress for Android

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s