Clube do CW

Publicado: 27/11/2011 por Airam - PU8ASR / PX8C1730 / PP8004SWL em Projetos
Tags:, , , , , , , ,

Conhecimento em Código Morse ou CW como é comumente chamado são imprescindíveis para todo candidato à classe B de radioamadorismo.

Recentemente, coloquei em prática algo que havia planejado com meu amigo e parceiro e experimentações, Santos – PP8WU.

Esta idéia consiste em aplicar os conceitos pedagógicos utilizado em crianças e assim aprendermos o CW “brincando”.

O primeiro passo consiste em adaptarmos nossos ouvidos aos tons para sabermos diferenciá-los.

Para executar este projeto, iremos utilizar o que já temos à mão: Rádio e Computador.

Inicialmente, por se tratar de um projeto piloto, iremos fazer em dias e horários pré-determinados, somente para Manaus, mas já está previsto em nosso projeto a interligação com o EchoLink e desta forma ampliarmos o alcance para outros QTHs no Amazonas e porque não dizer no país e no mundo?!

No EchoLink já contamos com o apoio dos amigos:
Júlio – PY2EQJ na Conferência BRA;
Roberto – PU2TRA na Conferência AMBRASIL;
Ari – PY2ATD na Conferência AMBRASIL.

Em Manaus contamos com a colaboração dos amigos:
Santos – PP8WU
Rafael – PU8ARM
Júnior – PP8JR

Buscamos neste momento por amigos que queiram fazer parte deste projeto. Seja como aprendiz, ouvinte(coruja), professor, etc. Cada um pode dar a sua parcela de cooperação.

Visite regularmente este post, pois inseriremos alterações, tão logo tenhamos qualquer novidade.

Se você quiser colaborar de alguma forma, ou somente marcar presença, insira seu comentário no final deste post.

Radioamadorismo feito por Radioamadores para Radioamadores!

Gostou deste artigo?

comentários
  1. Gostaria de indicar para os usuários de Android, um app muito bom para quem está treinando CW. É o Morse CT (Morse Code Trainer) que pode ser baixado e instalado gratuitamente a partir do Market.

    Curtir

  2. Olá Pessoal!
    Depois do Telegrama Musical, criado por Waldir Silva (que gentilmente nos foi cedido por Jorgito – PP8FT, depois de também te-lo recebido de Luis Costa – PP8LS, ambos exímios cedablistas) que transmitimos dia 03/12/2011 (logo apos colocarmos no ar o link de Santos – PP8WU), embora um pouco atrasado do horário combinado, gostaria de compartilhar mais uma idéia para aplicar a didática de aprendizado do CW (Continuous Wave).
    Minha idéia da nova didática consiste em utilizar um player qualquer de CW (CWPlayer, MultiPSK, etc) e gravar este áudio no formato wave ou mp3 e utilizar como toque de celular para os contatos. Claro que você deverá gravar o áudio em uma velocidade aceitável para o seu ouvido.
    Fiz isto e adicionei o toque na agenda do meu celular e sempre que um colega me telefona, fico tentando descobrir pelo toque (que está gravado em CW) antes de olhar na tela e no início foi difícil, mas a didática está dando certo e estou conseguindo bons resultados.

    Curtir

  3. Olá amigos! Desculpem a demora… Quero agradecer o apoio recebido de todos, por meio do nosso site, e-mail, telefone e pessoalmente. Isso nos encoraja a seguir em frente, pesquisar e compartilhar o aprendizado! Já dizia minha avozinha: “Quem ensina, aprende duas vezes!”
    Estive muito atarefado no dia de ontem e não tive tempo e condições sequer para ver os comentários no site, mas quando cheguei do basquete, li e aprovei todos. Minha idéia é iniciarmos uma transmissão no próximo sábado (03/12/2011) às 19:00 hs (Brasília), unicamente com o propósito de demonstrar uma idéia de didática que encontrei e que estou sugerindo para aprendermos o CW de uma forma descontraída.
    Já estou de saída para o basquete. Peço a gentileza dos amigos em divulgar e solicitar a cooperação dos amigos moderadores de salas no EchoLink.
    TKS e 73!

    Curtir

  4. Jose EUSTAQUIO de Oliveira disse:

    Excelente a iniciativa, gosto mto de cw, embora a tempos q nao pratico, e cw tem q ser diario para ficar bom, estarei sempre corujando e aprendendo mais, nao sei se no Echolink ja estao em atividades, mto legal e valida esta iniciativa, merecedora de nossa atencao/creditos, nao vamos deixar q o cw morra, por mais q seja obsoleto e mtos nao gostam e nao querem aprender, creio ser um dever de todo o radiomador q se preze saber o cw, sem precisar de maquinas para codificar as msgs e tambem transmiti-las por nos, temos q provar q somos capaz a nos mesmos!!!!
    Fte 73/51

    Curtir

  5. CAROS AMIGOS…

    O CW NÃO É SOMENTE MAIS UMA MODALIDADE DE OPERAÇÃO COMO QUEREM ALGUNS.
    “ O CW NO RADIOAMADORISMO NÃO DEVE SER ENCARADO COMO MERAMENTE MAIS UMA MODALIDADE DE OPERAÇÃO, MAIS SIM COMO IMPORTANTE FERRAMENTA E FORMA VITAL DE COMUNICAÇÃO NAS HORAS PREMENTES DE PERIGO ‘A VIDA, QUANDO OS OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÕES FALHAREM. COMO NOSSO HOBBY É TAMBÉM IMPORTANTE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO NAS EMERGÊNCIAS, DEFENDO A IDÉIA DE QUE TODO RADIOAMADOR DEVA SABER O MÍNIMO DE CW. NAS CALAMINADADES, NAS EMERGÊNCIAS, O CW PODERÁ SER O ÚLTIMO PALITO DE FÓSFORO NA CAIXA DE RECURSOS DA SOBREVIVÊNCIA. POR ISSO SOU A FAVOR DO CW SEMPRE”. ROBERTO LAURINDO- PY2ZJ.

    Curtir

  6. Paulo Regis PY3SAB.
    Concordo em gênero, número e grau, radioamador tem que saber eletrônica, soldar um componente, montar um conector BNC, uma antena, saber sobre ionosfera, propagação, pegar uma caneta e batendo na mesa sair pelo menos seu indicativo em CW!
    Nada contra os equipamentos de última geração, ou os modos digitais, ou ainda echolink, d-star, cada um tem sua preferencia e é salutar procurar novos desafios e compartilhar isto com quem estiver interessado.
    Eu particularmente me surpreendi com o echolink, que a principio tinha como um MSN ou um Skype elitizado, mas quando um radioamador até então desconhecido me chamou no echolink fiquei admirado.

    Curtir

  7. Wagner Pedro de Mello disse:

    Bom dia!
    Estou estudando o Cw e pretendo fazer a prova de promoção em janeiro do ano que vem. O PY1DO, Hamilton está me ajudando, está passando o treinamento de CW via skype.
    Temos tantas ferramentas em que podemos treinar e aprender CW, tais como o Echolink, Skype, Msn e agora o Laudtalk.
    Vamos aproveitar e fazer treinamentos usando essas ferramentas, com certeza apoiarei e participarei.
    Muito obrigado.
    73!

    Curtir

  8. eduardo disse:

    Desculpem por ter esquecido de incluir meu indicativo; PY2 TFR, Eduardo Zocchi, atualmente residindo em Cotia, SP

    Curtir

  9. eduardo disse:

    Caros amigos do éter;
    Eu, Eduardo Zocchi, físico e radioamador habilitado na classe A desde 1979, venho defendendo há décadas a total obrigatoriedade do CW. Na minha opinião o CW é o verdadeiro radioamadorismo, a raíz de tudo, uma das poucas modalidades que dependem da habilidade do operador (e não de sua conta bancária, conforme o que se segue). Se o CW desaparacer, o que certamente acontecerá é o que sempre dissemos: quanto mais dinheiro tiver o radioamador, mais ele será um “grande” radioamador, com sucesso garantido nos contestes e DXs, e detentor de QSLs de figurinhas raríssimas. E será, hoje e sempre, um apertador de botões de equipamentos maravilhosamente inteligentes e que fazem tudo por ele, que nunca precisará saber sequer o que é uma onda eletromagnética. Para esses, o radioamadorismo não passa de uma modalidade de telefonia celular.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s