Simplex ou Duplex, QRP ou QRO?!

Publicado: 08/04/2012 por Airam - PU8ASR / PX8C1730 / PP8004SWL em Informações Úteis
Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

Muito sem tem discutido na faixa e fora dela sobre a correta utilização de repetidores (muito comum em VHF).

Há pouco tempo,  Marcelo – PP8MS, compartilhou com um grupo de amigos radioamadores, incluindo-se eu, uma notícia, no mínimo lamentável. Existe a intenção de tirar dos radioamadores a banda de UHF.

Como justificativa para tal, estão alegando, dentre outras coisas, que os radioamadores “prestam um serviço sem importância” e ainda sugerem que passemos a utilizar VoIP (para ficarmos reféns de tais operadoras).

Grande parte da culpa de tudo isso é nossa. Nós radioamadores, deveríamos usar mais outras bandas do espectro, pois se não utilizamos, logo alguém entende que não precisamos.

Com o passar do tempo, criou-se um hábito de se fazer QSOs em QRGs onde sem tem um repetidor funcionando. Isso demonstra técnica operacional deficiente, pois a legislação (e o bom senso) diz que o uso de repetidor (Half-Duplex) deve ser breve, deve-se fazer o primeiro contato e em seguida fazer QSY afim de deixar a QRG livre.

Mas não é isso que, na prática, temos visto. Constantemente, vemos estações QRO, mantendo extensos QSOs via repetidor, sem respeitar o timer (espaço de câmbio) e sobremodulando estações QRP (HT por exemplo), que é ilegal.

Ao modular em simplex, utilize apenas a potência necessária para que a outra estação te ouça e entenda. Nada de exagero, hein?!

Dessa forma, você evita que o tanque de saída do seu rádio queime e aumenta a vida útil do mesmo.

Lembre-se de dar preferência a quem estiver operando móvel, principalmente quem estiver operando de HT (Handie Talk).

Fale do que quiser, faça amigos, mas troque conhecimento sobre radioamadorismo com seus colegas de hobby, assim fazemos o que está escrito em algumas linhas no rodapé deste site e, evitamos que algum ignorante venha dizer que é sem importância o que fazemos.

Ocupe a faixa!

Veja nossos links disponíveis em Manaus. Estamos sempre trocando idéias alí em 147.580 (simplex, sem sub-tom). Tem um montão de gente boa por lá.
Jânio – PP8JMB
Marcelo – PP8MS
Normando – PP8NMF
Jorgito – PP8FT
Júnior – PP8JR
José – PU8CAA
Rafael – PU8ARM

Os colegas acima operam de várias partes da cidade de Manaus, em simplex.

Parabéns aos amigos pela forma ética e exemplo dado no radiamadorismo. Este exemplo já rendeu fruto. O “coruja” que nos ouvia, o Wilder Ribeiro, gostou dos assuntos e já recebeu todas as orientações para se tornar radioamador.

Como a legislação nos impede de manter contato com estações não licenciadas, então fornecemos via rádio um número de telefone por onde passamos as instruções.

Também estamos fazendo testes em UHF, na QRG 438.440 Mhz.

Pense nisso e contribua por um radioamadorismo mais benéfico e sadio para todos.

Forte 73 de toda a equipe da Conferência Manaus!

Gostou deste artigo?

Posted from WordPress for Android

comentários
  1. […] Amigo leitor, recomendo-lhe como leitura complementar, o artigo Simplex ou Duplex, QRP ou QRO?! […]

    Curtir

  2. Normando Martins disse:

    parabéns amigos, pelo sucesso desta QRG um abraço de pp8 NMF Normando Martins

    Curtir

    • Obrigado por sua participação Normando – PP8NMF!
      Estamos QRV todas as noites em 147.580 MHz. Estamos incentivando os colegas a ocuparem o espectro nos 2 metros (VHF). Portanto a Conferência Manaus é diferente de outros grupos de radioamadores, justamente neste ponto.
      Nós não elegemos uma frequência. A Conferência Manaus não faz apologia a frequência, partido ou grupo. Simplesmente amamos do hobby e as boas experiências que este nos proporciona.
      A prova disso é que temos incentivado mesmo a utilização da banda, ativando links em várias frequências. A exemplo temos, 145.700 MHz, 145.750 MHz, 145.800 MHz, 147.580 MHz e tantas outras que estão em nossos planos.
      Todas as frequências que ativarmos links e/ou estivermos utilizando serão divulgados na faixa (como vêm sendo) e também em nosso site. No topo da página clique em links.
      Você faz parte desse sucesso Normando.
      Portanto, parabéns a você também!

      Forte 73 de Airam – PU8ASR

      Curtir