Emergências: Rádio ou Telefonia?

Publicado: 11/04/2012 por Airam - PU8ASR / PX8C1730 / PP8004SWL em Projetos
Tags:, , , , , , , , , , , , , , , ,

Há um grande esforço por parte da iniciativa privada, principalmente de empresas do setor de telecomunicações, em utilizar parte do espectro que “é nosso” por “direito”, alegando dentre outras coisas que a utilização do espectro e os serviços prestados pelos radioamadores é sem importância.

Mas felizmente (ou infelizmente, não sei ao certo), as evidências estão aí, escancancaradas, para provar o contrário. Até cego vê!

Ano passado, na tragédia que aconteceu na região serrana no Rio de Janeiro, lá estavam os radioamadores, licenciados pela Anatel e voluntários, ajudando a defesa civil.

Na última sexta-feira (06/04/2012), em Teresópolis, Rio de Janeiro, em 4 horas, choveu 160mm (volume esperado para todo o mês de Abril).

A Defesa Civil Municipal, não conseguiu acionar imediatamente as sirenes de alerta de chuvas. Esta demora resultou na morte de 5 pessoas.

O secretário de Defesa Civil de Teresópolis, coronel Roberto Silva, alegou que a demora (pasmem vocês) foi devido a uma queda no sinal de telefonia 3G. Até a telefonia convencional (por cabos), não funcionou!

O secretário, refém, de um serviço deficiente, não conseguiu sequer acionar (via celular), os voluntários da Defesa Civil que atuam nas comunidades, para que os mesmos acionassem as sirenes de alerta manualmente.

Enquanto alguns mercenários discutem bobagens, motivados pelo estímulo financeiro que fará volume em seus bolsos, vidas estão se perdendo.

Se no Rio de Janeiro, o serviço prestado é deficiente, imaginem só como é aqui em Manaus, capital do Amazonas. Não vou nem mencionar os municípios do interior do estado (Lábrea, Boca do Acre, Tapaua, dentre outros) que estão sofrendo com as cheias dos rios Purus e Juruá. Há muitos desabrigados.

Eu não sou nenhum engenheiro e mal tenho o ensino médio completo (sem curso técnico). Mas eu procuro ler e me atualizar e, nas minhas horas de folga, trabalho num projeto pessoal para a segurança de minha residência, que pode muito bem ser apresentado e aproveitado pela Defesa Civil para este propósito de ajudar a salvar vidas e, não é um bicho de sete cabeças. É uma solução que inclusive, já existe! Só que a comercialização é cara e eu não disponho de todo o QSJ necessário, então resolvi fazer eu mesmo, assim economizo e ainda aprendo algo de útil para compartilhar com você.

Bem, chega de enrolação e vamos partir para a explicação do projeto que consiste em utilizar sensores em portas e janelas, além de sensores de movimento que uma vez acionados, fazem com que o rádio transmita em uma QRG pre-definida, um sinal de alerta em Código Morse ou mesmo uma mensagem gravada e assim, serei avisado, meus amigos serão avisados.

O sistema pode ser ativado/desativado remotamente por DTMF para evitar que seja emitido alerta acidentalmente quando eu chegar em casa, por exemplo.

Tudo isso (sensores, fonte, rádio, etc.) é ligado a um banco de baterias que por sua vez é ligado a rede elétrica, pois pode haver falta de energia ou os bandidos contarem a força, me restando algum tempo de autonomia dos equipamentos.

Há ainda, outros recursos, como visualização em tempo real do local pela web e envio de SMS, por exemplo, sendo estes deixados para segundo plano, como segunda opção.

Aqui está uma idéia que aos poucos estou tentando implantar e que pode ser utilizada pela Defesa Civil, RENER, ou quem quer que seja, só gostaria que fosse de forma gratuita, ou pelo menos, acessível.

Estou procurando pessoas interessadas nesta idéia para que possamos amadurece-la ainda mais.

De repente, nem precisa e eu estou nada mais, nada menos do que tentando reinventar a roda. Mas sejamos espertos para nos antecipar aos acontecimentos.

Pense nisso!

Forte 73 e até o próximo post!

Gostou deste artigo?

Posted from WordPress for Android

Deixe uma resposta

