Motoristas de Manaus não contribuem com serviços do SAMU

Publicado: 20/04/2012 por Airam - PU8ASR / PX8C1730 / PP8004SWL em Informações Úteis
Tags:, , , ,

O trânsito de Manaus segue seu curso normal, até que o alarme de uma ambulância vai se aproximando.  A solicitação de ultrapassagem é inevitável. Mas o que o Motorista Socorrista pode fazer quando os demais motoristas não dão passagem? O resultado é o atraso no serviço de urgência.

A falta de compreensão e esclarecimento de muitos motoristas torna complicado o atendimento, situações como essa são cada vez mais comuns no exercício da função do condutor de ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU no trânsito de Manaus. De acordo com levantamento feito pela Associação de Motoristas Condutores e Ambulância do Amazonas – AMCAAM com diversos Condutores Socorristas do SAMU, eles sofrem muito com a falta de conhecimento por parte dos motoristas em dar passagem indo para a direita deixando a esquerda livre, a ambulância tem sim prioridade no tráfego de veículos das cidades e isso deve ser respeitado. O desconhecimento dos artigos Art. 189. Deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes: Infração – gravíssima; Penalidade – multa.

Art. 190. Seguir veículo em serviço de urgência, estando este com prioridade de passagem devidamente identificada por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes: Infração – grave;

Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas: VII – os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas às seguintes disposições:

IX – a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, obedecida à sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas neste Código, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda.

“Esse é um serviço de emergência e atendimento ao cidadão que tem de ser realizado com muita rapidez e eficiência. As luzes e os sinais sonoros são os principais indícios que estamos em serviço para que os condutores particulares possam contribuir conosco. Mas muitas vezes não temos a colaboração dos mesmos”, explica o Condutor Socorrista Adaias de Menezes Colares, que esclarece que esta prioridade é válida desde que resguardada a segurança dos demais motoristas temos prioridade nas ultrapassagens.

“Para isto é preciso que os condutores de veículos reduzam a velocidade e se encaminhem para a faixa da direita das ruas, sendo que o correto é a liberação da faixa da esquerda para a nossa ultrapassagem. Acontece que alguns vão para um lado e outros seguem para o lado oposto, deixando um espaço central, dificultando a passagem rápida do SAMU”, aponta.

Esclarecimento

Segundo o presidente da Associação dos Motoristas Condutores de Ambulância do Amazonas, também funcionário socorrista do SAMU Manoel Araujo Lima, é muito comum a falta de contribuição por parte de motoristas ao trabalho do SAMU. “Isso acaba prejudicando o tempo resposta, que é um dos indicadores da qualidade do serviço”, ressalta.

Para nós o correto é que fosse repassado essas informações nos cursos das auto-escolas. Já seria o começo, o que se precisa é de esclarecimentos. “Muitas pessoas acreditam que ligamos os sinais sonoros e as luzes mesmo não estando ninguém na ambulância, somente para um suposto proveito de ultrapassagem. É bom deixar claro que muitas vezes estamos seguindo para realizar um atendimento de acidente, por exemplo. Dessa forma, precisamos agir de acordo com nossas obrigações que é seguir o protocolo de atendimento do SAMU”, afirma.

“Precisamos atuar juntamente com o DETRAN e IMTT, para providenciarmos cursos, palestras, panfletos, informativos, campanhas, na tentativa de mostrar à sociedade como é o processo de trabalhos da SAMU. Montando stand, fazendo simulações de atendimentos e distribuímos folders. O que realmente falta é informação”, lembra o presidente da Associação de Condutores de Ambulância do Amazonas Manoel Araujo Lima.

Procedimentos

Manoel explica que diariamente o SAMU recebe muitos chamados de emergências. “Para que possamos realizar de maneira correta o serviço, as chamadas passam por uma rápida triagem de prioridade feita por médicos, para identificarmos as emergências mais importantes. Assim, encaminhado a ambulância correta, sendo muito significativa a compreensão dos motoristas”, nesse sentido ressalta.

Perguntamos a um motorista porque ele não dava passagem para a ambulância? Ele respondeu da seguinte forma: O receio de desrespeitar alguma lei de trânsito e ser multado são os principais razões para a falta de contribuição.

Outros afirmam desconhecer tais leis de preferência de passagem.

Tivemos a nossa primeira reunião com a Dra Mônica Melo, Diretora do DETRAN-AM.

Ela foi muito atenciosa e atenta nesse sentido, estamos estabelecendo parcerias com a formação de cursos para os Condutores de ambulância a fim de capacitar ainda mais os profissionais que socorrem e auxiliam no resgate e atendimento da população de nossa cidade. Tenho certeza que teremos o apoio do DETRAN-AM, nessa caminhada.

Esperamos sinceramente que os motoristas de nossa cidade se conscientizem, afinal de contas, hoje os que estão atrás do volante, podem amanhã, precisar dessa ajuda, onde o tempo é determinante para se salvar vidas.

Fonte:

Associação de Motoristas e Condutores de Ambulância

http://www.amcaesp.org.br

Gostou deste artigo?

Posted from WordPress for Android

comentários
  1. wanderson das graças caio disse:

    ola amigo sou motorista do samu de itabira mg e posso afirma que tal fato nao ocorre so ai na sua cidade nao ta aqui em itabira os outros motoristas tanbem comete este mal abito tanbem abraços

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s