Polícia Militar constrange radioamador na porta de casa em Manaus

Publicado: 01/05/2012 por Airam - PU8ASR / PX8C1730 / PP8004SWL em Denúncias
Tags:, , , , , , , ,

Aos amigos leitores e visitantes do blog, gostaria de exteriorizar meu descontentamento e desapreço por alguns policiais que deveriam zelar pela segurança da comunidade, mas que só servem para importunar o cidadão de bem.

Aconteceu que no dia 01/05/2012 por voltar de 10:30, sai do meu QTH para comprar pão no comércio que fica a 2 esquinas de casa.

Para monitorar a QRG em que habitualmente faço QSOs com os amigos, levei comigo o HT, sintonizado por baixo da camiseta.

Na saída do QHT, fui abordado por um policial militar em uma moto da ronda nos bairros (projeto para a segurança pública do Governo do Estado do Amazonas).

O policial me indagou sobre o HT e o respondi, de modo a colaborar com o trabalho de segurança. Atravessei a rua entreguei-lhe o rádio que estava na QRG de 147.580 MHz. Enquanto o policial examinava o equipamento, apontei mostrando-lhe onde estava a antena da minha base fixa e o convidei para visitar o meu QTH e neste momento chegou outro PM em outra motocicleta.

O PM anterior me devolveu o HT e me liberou e segui meu caminho.

Quando estava quase no comércio, fui novamente abordado, só que agora pelos 2 PMs, que queriam me revistar (queriam fazer o famoso baculejo).

Daí eu comecei a questionar a atitude e queria saber qual era a acusação. E o policial se limitou a indagar-me sobre a finalidade de andar com o HT.

Novamente expliquei a ele. O mesmo estava desconfiando que eu fosse um informante de algum traficante. Disse que os traficantes não são burros.

Acredito eu que burro seja a inteligência da PM, que acha que um traficante vai tirar indicativo, comprar equipamentos que custam mais de R$ 1.000,00, se eles podem usar fogos de artifício ou até mesmo celular para não chamar a atenção e dificultar a escuta e a rastreabilidade pelas autoridades.

Acredite, não podemos descartar nenhuma hipótese, mas é com essa mentalidade que é feita a segurança pública no Amazonas.

Quando me abordaram pela segunda vez, questionei porquê ele não fez a revista na primeira abordagem enquanto isso, o policial passava a ocorrência para o GIGANTE (central de rádio da PM).

Quando me dei conta, estava chegando uma viatura e dela saíram 4 policiais bem mal-encarados, um deles, era o tenente Cassiano, responsável pela equipe.

Neste momento, minha esposa que havia sido avisada por uma vizinha chegava ao local com minha licença e COER.

E lá estava eu, constrangido, cercado pelos policiais e sendo olhado pelos vizinhos e pessoas que passavam pelo local e apreciavam o espetáculo.

Reclamei para o tenente, que convidei o policial para visitar meu QTH, onde eu responderia suas questões e lhe mostraria os documentos que me tornavam apto a portar e operar o equipamento, apesar de que não era nem de competência dele estar fazendo isso e, sim da Polícia Federal quando acionada pela Anatel, mas que estava cumprindo meu papel de cidadão, apesar dele estar me causando constrangimento.

O tenente disse que não estava brincando, estava trabalhando, que o constrangimento era legal e que se eu me achasse no direito, que procurasse a corregedoria.

O policial alegou que não aceitou o meu convite de visitar minha casa, porquê eu poderia fugir. Ora, se eu quisesse fugir eu não teria atravessado a rua para ir ao encontro dele.

Eu percebi de que o policial teve uma impressão errada e queria junto com o outro me tomar o rádio, por isso ele me deixou me afastar do QTH, quando ele percebeu que eu não era bobo, não teve saída, e como forma de justificar o erro, acionou o GIGANTE, onde logo depois chegou a viatura.

Depois do ocorrido, entrei em contato com alguns amigos, incluindo alguns que são policiais e cheguei a conclusão que do jeito que andam as coisas, a corrupção é tamanha, que é capaz de eu fazer a denúncia e ainda ser processado.

Não é muito difícil ver policiais, que respondem a inquéritos fazendo policiamento de forma truculenta e recebendo propina ou extorquindo traficantes.

Eu, sinceramente, tenho uma sensação de insegurança e numa análise comparativa entre polícia e bandido, vejo que a diferença é que bandido não usa farda.

Alguns meses atrás (ano passado na verdade), participei de algumas reuniões, no batalhão da PM, que fica no bairro do Mutirão Amazonino Mendes, hoje, atual 27 DIP (Departamento Integrado de Polícia). Estas reuniões tratavam-se da apresentação do projeto ronda nos bairros e da segurança pública nos bairros do Novo Aleixo, Parque das Garças, Mutirão, dentre outros na área de atuação do 27 DIP.

Naquela época, me apresentei ao palestrante como radioamador e perguntei de que forma poderia ajudar. Fui informado de que a PM estava integrando tecnologia com os taxistas (nada contra a classe hein!) e fui simplesmente deixado de lado.

Isso tudo me fez perceber que estávamos alí não para solicionar um problema da comunidade, mas sim para ser massa de manobra, cabos eleitorais.

No começo deste ano, minha esposa recebeu em casa e eu recebi na porta da escola dos meus filhos, um volante promocional com a foto de 18 policiais responsáveis pelo patrulhamento na área e nenhum deles estava entre os que me abordaram.

Embora haja um enorme esforço do Governo do Estado na mídia, este esforço vai logo por água abaixo quando parte da teoria a execução. Isso ocorre porquê o projeto é elaborado por quem conhece e aplicado por ignorantes.

O ser humano é por natureza, um ser político. Não há como fugir disso. Porém não vamos confundir política com politicagem para angariar votos. Sou apreciador do trabalho que vem sendo realizado e o mínimo que espero é uma retratação.

Sei que o Governador Omar Aziz, sensível como é nessa questão de segurança pública, não irá agir como o Prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, que mandou uma Paraense morrer, e nem como seu aliado, o Senador Eduardo Braga, que se irritou ao ser cobrado por um professor em um município do interior do estado sobre uma promessa de campanha.

Eu me senti como um consumidor, lesado por um comerciante espertalhão que vende uma caixa de pandora.

Não tv, no rádio, em todo lugar, a promessa é de uma polícia mais amiga da população, mas na prática não é o que temos.

Façamos a nossa parte e vamos denunciar. Um dos maiores erros do ser humano, na minha opinião, é a omissão.

Para que o mal prevaleça, basta que os homens de bem cruzem os braços e nada façam.

Só espero não sofrer alguma represália por causa deste post e mesmo que isto ocorra, não me calarei. Mesmo no túmulo, “eu volto para puxar no pé deles”, rss..

Airam – PU8ASR
+55 092 9119-4697
+55 092 8829-5321

Posted from WordPress for Android

comentários
  1. IVANEY GOMES DE OLIVEIRA disse:

    Amigo preciso de ajuda teria como vc
    entrar em contato comigo….meu número eh 92 993386683…..me chamo ney . ….. …eh sobre rádio amador

    Curtir

    • Olá Ivaney.
      Você poderia ter adiantado o assunto aqui.
      Eu já recebo várias ligações e mensagens diárias de spam e tentativas de me enganar.
      Não estou afirmando que você realize esta prática, mas tenha em mente que o canal existe para facilitar o contato e você está querendo outro canal que não é disponibilizado.
      Quando você expõe seu problema ou dúvida aqui, no futuro pode ajudar a outros que por ventura passem pela mesma dificuldade/dúvida.
      Já pensou se eu ou qualquer outra pessoa fosse ajudar as pessoas somente pelo Whatsapp ou telefone? Se assim fosse não haveria necessidade de se fazer um site não é mesmo?
      Não quero ser grosseiro, nem nada do tipo, mas este site serve pra isso.
      Caso não sinta-se confortável para expor publicamente sua necessidade, sugiro que utilize o formulário de contato disponível no site.
      Agradeço a compreensão!

      Curtir

  2. Antonio disse:

    E “onde fica aquela lei que diz: radioamadorista não comete crime como tão somente radio escuta da policia, aviação e demais outros órgãos públicos”?

    Curtir

    • Storm Sea disse:

      Antonio ligue o cérebro,aprenda além de ler,INTERPRETAR. NÃO EXISTE TAL LEI,o que existe é uma DEFESA de uma pessoa que estava portando um transceptor portátil denominado vulgarmente como “h.t.” na frequência policial.

      A tal *lei* que você se baseia,foi apenas uma sentença que transitou em julgado onde a Juíza no caso deu PARECER FAVORÁVEL…..LEIA MAIS UMA VEZ PARA ENTENDER,A JUÍZA DEU PARECER FAVORÁVEL AO RÉU EM QUESTÃO. E NÃO…REPITO E NÃO A CLASSE RADIOAMADORÍSTICA.

      Quem quiser discutir o sexo dos anjos,primeiro deve conhecer os detalhes do antes,durante e depois.

      O Advogado que defendeu o RÉU sim digo RÉU pois ele não era radioamador,ERA UM CLANDESTINO portanto infringiu a lei de telecomunicações…O Advogado que fez sua defesa foi o Dr. Leonas Keitiris PY2 MOK O qual na época do fato era diretor jurídico da labre SP.

      Quer mais? Basta escrever no Google. RADIOAMADOR preso e encontrará centenas de links de casos semelhantes.

      Ora pergunto eu: Se “não é crime” como é que tantas autoridades policiais fizeram o flagrante e encaminharam para o fórum de maneira que o Juiz decida sobre cada caso?

      Estarão todas autoridades dos diversos estados brasileiros erradas?

      Ou será que errado está a pessoa seja radioamador seja operador da faixa do cidadão seja um clandestino que porta um TRANSCEPTOR PORTÁTIL (ht) ?

      Afinal um TRANSCEPTOR É PARA OUVIR E FALAR

      QUEM QUER FAZER RADIO ESCUTA USA UM SCANNER OU SIMPLESMENTE RECEPTOR
      O QUAL SÓ PERMITE ESCUTAR,E NÃO HAVERÁ BASE LEGAL PARA IMPEDIMENTO,AFINAL RECEPTOR NÃO TRANSMITE.

      ENTÃO NÃO ADIANTE NADA FICAR QUERENDO DIZER QUE AZEBRA É PRETA DE LISTRAS BRANCAS,OU BRANCA DE LISTRAS PRETAS.

      ESTÁ PORTANDO TRANSCEPTOR SEJA DE QUAL GAMA DE FREQUÊNCIA FOR,TEM QUE SEGUIR AS NORMAS,REGRAS E LEI.

      TEM QUE TER NOTA PROVANDO A PROCEDÊNCIA
      TEM QUE SER HOMOLOGADO
      TEM QUE TER O SELO DE OBRIGATORIEDADE EXIGIDO PELA ANATEL
      TEM QUE TER O INDICATIVO/PREFIXO/COER DE ACORDO COM O EQUIPAMENTO
      TEM QUE ESTAR COM SEU FISTEL EM DIA

      OU ENTÃO VENHA CRIAR MAIS POSTAGENS RECLAMANDO DA NABA QUE LEVOU
      POR ESTAR IRREGULAR.

      FICA A DICA

      Curtir

      • Olá Storm Sea!
        Eu aprovei seu comentário para fazer algumas ponderações a respeito do mesmo.
        Concordo com você quando diz que tal lei não existe, portanto se não existe uma lei dizendo que é proibido, significa que não o é.
        A regulamentação existente diz que você deve ser aprovado em exame, portar o COER, Licença e comprovante de pagamento das taxas quando solicitado pela autoridade.
        No meu caso, eu tinha e tenho tudo isso.
        A lei fala a respeito de transmitir, se você está somente ouvindo, independente de estar portando um equipamento capaz de transmitir, não pode ser culpado, pois a lei garante que qualquer pessoa não é obrigada a criar provas contra si mesma.
        Se alguém disser que você está transmitindo sem licença, que prove, pois as autoridades possuem recursos para conseguir estas provas, então não serve a justificativa de que você tava com um HT.
        Você falou muito a respeito de procurar estar regular, seguir a legislação direitinho.
        Percebe-se que você é um radioamador que conhece bem a legislação.
        Acessei seu perfil no facebook e percebi que você é policial militar, daí entendi o motivo de seu comentário.
        Veja bem, o motivo do post aqui não é para manchar a imagem dessa instituição militar.
        O objetivo e alertar a comunidade radioamadorística de que as autoridades não nos reconhecem e por isso algo deve ser feito por nossa parte.
        A polícia militar é uma instituição séria que vem perdendo credibilidade por conta de ações impensadas de idiotas que se acham superiores por estarem usando uma farda.
        Já que você falou tanto em seguir a cartilha direitinho, vamos ver no seu comentário que você já começa falando para o Antonio ligar o cérebro. To aqui imaginando o que você quis afirmar com isso.
        A norma diz que o radioamador deve ser cortez e paciente. No seu comentário, não percebi isso! Imagine como você deve ser na faixa….
        Você se demonstrou um perfeito demagogo.
        Parabéns para você que ao ser abordado pela PM dá uma carteirada, enquanto nós ficamos aqui criando posts, reclamando de nada!
        Não falamos nada de importante aqui, acho que você perdeu seu tempo vindo aqui pra digitar 43 linhas que não acrescentaram em “NADA” ao post!
        Narrei toda a história aqui e você inseriu um comentário que deturpa a realidade do post.
        Siga o conselho que você deu ao Antonio: “aprenda além de ler, INTERPRETAR”.

        “Quem não valoriza o esforço alheio, não pode esperar ser valorizado e nesse quesito eu tenho bem menos a perder do que você, afinal eu tenho bem menos chances de ter um vagabundo querendo me matar por vingança.”

        Reflita sobre isso!

        Curtir

  3. Johnny Baptista de Godoy disse:

    Bom dia Airam, estou vendo aqui esses comentários, e claro, cheguei até aqui porque vi primeiramente o seu, e tenho a impressão que nos conhecemos ou via rádio ou de outra forma.
    Meu nobre amigo, vou expor aqui a minha opinião sobre isso, e pode ser que não te agrade, mas preciso falar. Você sabe creio eu, e até melhor do que eu, sobre a turbulência pela qual o nosso país está passando. Sei que já faz um bom tempo passado desta ocorrência, porém somente nos dias de hoje é que tive acesso à ela. Sabe meu caro, acima de tudo isso, existem na nossa vida, um bem muito maior do que um simples rádio, pelo qual nós nos distraimos e passamos o nosso tempo, sendo ainda que muitas vezes, com este meio, vamos em socorro de alguém,
    Esse bem maior meu amigo, é a nossa família sabe, as nossas esposas, os nossos filhos, os nossos pais quando ainda são vivos, e por aí afora. Diante de tanta maldade que acompanhamos nos noticiários diários, e de tanta petulância por parte daqueles que na verdade deveriam nos proteger, e diante ainda de muitas injustiças ocorridas por falha da nossa propria justiça que tem muitas brechas que apoiam muitas coisas erradas, e que se fosse dizer aqui, ainda teríamos muitos motivos, eu te digo…
    Se você já tomou alguma providência, muito bem, mas se ainda não o fez, te dou um conselho, pare agora mesmo. Muitas das vezes o nosso ego fala mais alto, muitas das vezes, diante do que expus aí em cima, ficamos tão magoados e tristes, que achamos melhor ir pra frente, buscar os nossos direitos. Mas você sabe que não é bem assim, de um lado, alguém subtrai um pequeno alimento talvez pra alimentar uma criança, e apodrece na cadeia, e por outro, assaltam o nosso bolso, e não acontece nada. Por isso, mediante o exposto, eu te digo o seguinte….
    Pare, pense, e haja como um ser humano decente (não estou dizendo isso como ofensa à sua pessoa), pense mais em si, e naqueles que te rodeiam, que te dão alegrias, que te esperam anciosos na volta do trabalho. Pense mais em DEUS, ELE sim pode resolver as nossas causas, e nos trazer a paz de espírito que precizamos.
    Forte abraço meu amigo, e saudações a todos de casa !

    Johnny – PY2LN.

    Curtir

    • Olá Johnny!
      Obrigado pelo seu comentário e por enriquecer esta discussão…
      Suas palavras aqui expostas demonstram uma realidade da qual temos plena consciência.
      Algo me chamou bastante a atenção no seu comentário: “Se você já tomou alguma providência, muito bem, mas se ainda não o fez, te dou um conselho, pare agora mesmo.”
      Bem, eu sempre busquei ensinar a meus filhos ideais em que eu acredito e um destes ideais é que uma vez conquistado um direito, lute por ele, caso contrário alguém entenderá que você não tem direito e que trata-se de um favor. Coisa semelhante está acontecendo com uma consulta pública aberta pela Anatel cujo objetivo é destinar o uso da faixa de 430Mhz tirando do radioamadorismo…. Isso porque os radioamadores não a usam. Pronto, falei!
      Da mesma forma ensino a minha família a viver com dignidade, servindo a próximo e lutando por qualquer direito adquirido, qualquer que seja ele, até mesmo pra receber 3 centavos de troco na padaria.
      Justamente por amar a minha família fui á luta e também vi uma oportunidade de demonstrar aos meus filhos na prática os ensinamentos que lhes dei. Do contrário, seria hipócrita, de dizer uma coisa e fazer outra, me acovardando.
      Acovardado na realidade é o povo do nosso país que com medo de represálias, não faz isso, ou aquilo para exigir seus direitos e com isso certas pessoas vão criando a imagem de um povo idiota, até que um dia estoura uma guerra civil em nosso país, o que está pra acontecer.
      Perceba você que tudo começa dentro de casa, se eu não fizesse nada, eu não estaria protegendo a minha família. Estaria apenas adiando o inevitável.
      A hora de fazer a diferença é hoje e confio sim em Deus pra resolver as coisas, mas não por mágica, porque se Deus permitiu que o fato ocorresse, creio que ele queria ensinar algo pra alguém, seja eu ou algum dos envolvidos, do contrário não permitira o acontecido.
      Está escrito no Salmo 37:25: nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão. Outras referência no Salmo 35:1 e Salmo 71:10.
      Percebo que não tenho que cruzar os braço e apenas orar. Sim tenho que fazer isso, mas também tenho que ter atitude. Perceba você que até Jesus em seus milagres operados, teve que ter atitude como prova de fé daqueles que receberam as bençãos.
      Então, busquei as autoridades porque toda a autoridade é constituída por Deus, mas a minha confiança é no Senhor… Eu não recebi uma definição favorável do Ministério Público que me disse que como não fui agredido fisicamente, nem chegaram a me subtrair algum bem, nada podiam fazer. A justiça aqui nada fez.
      Mas a resposta vem do Senhor.
      Soube pela mídia impressa e televisionada que uma daquelas pessoas que não convém citar o nome aqui havia sido alvejado e etc….
      Creio que Deus aplicou a lição apenas em quem deveria ser ensinado.
      Deus só luta por você quando a luta é maior do que você, Deus é pai pra proteger e não empregado pra fazer tudo que você pode fazer.
      Ele tem lutado minhas lutas e até aqui não tenho perdido nenhuma sequer e disso dou testemunho de sua misericórdia e grandeza.
      Sempre tenho dito que holocausto, racismo são coisas horríveis de se fazer, mas pior que tudo isso é a omissão, não importando o motivo, ela é injustificável.
      https://conferenciaamazonica.wordpress.com/2014/01/30/nao-somos-melhores-nem-piores-apenas-amadores/

      Curtir

  4. Diante do exposto,gostaria de resumir a minha opiniao sobre o DESPREPARO dos policiais que protagonizaram o LAMENTÁVEL episódio em dizer que,ao que parece,os policiais nao tinham nada melhor ou mais útil para fazer e que o resquício da DITADURA MILITAR paira sobre essa instiuição falída!

    Curtir

  5. Vilson disse:

    + Rafael Monteiro, Não tente justificar o injustificavel, as guarnições de polícia Brasil à fora são totalmente despreparadas, no RS por exemplo um policial militar se forma em seis meses e Já vai pras ruas, a ideia que tu estas tentando vender ninguém mais compra, que tem por objetivo ver o cidadão de bem acuado, constrangido e humilhado em abordagens policiais inócuas, para talvez massagear um ego duentil de pessoas despreparadas. Não precisamos e não queremos uma polícia assim, e sim que Zele, respeite e principalmente proteja o cidadão de bem. No seu texto deu a entender que o radioamador acabou saindo no lucro por não ter sido detido, digo por fim que ainda tens tempo para trocar de profissão, o grau de credibilidade das polícias no Brasil e vergonhoso, porem deixo aqui minha saudação aos poucos policiais que são diguinos de todo respeito e que sabem diferenciar cidadãos de bem daqueles que andam à margem da lei sem cometerem abuso algum.

    Curtir

  6. […] hobby proporciona ao seu praticante e à comunidade que o cerca. Exemplo disso pode ser visto neste meu relato de quando a polícia militar quis me prender/tomar meu HT na porta da minha casa em Manau…. Percebam que as próprias autoridades desconhecem o papel do radioamador na […]

    Curtir

  7. boa noite sr, eu não sei nem o que dizer com esses dois policias fica difícil tanta coisa erradas pra eles irem atrás

    Curtir

    • Olá Jonson Dantas!
      Realmente é dificil mesmo, mas eu imagino que o policial passe por um treinamento e que no mínimo os que me abordaram tenham alguma experiência. O primeiro que me abordou já fez a abordagem de forma errada. Enfim, não se pode justificar o injustificável, tampouco, cobrir o sol com a peneira. Não dá pra fazer segurança pública e fazer cumprir a lei sem conhecer a lei.

      Curtir

  8. raoni disse:

    São por essas e outras que eu quando to com ht, nem ando com ele na rua, pois tem um monte de abestado que fica achando que é coisa de bandido. Sim, pode ser sim para esses bandidos burros que usam ht. Mas não podem confundir um radioamador com bandido, mas como nesse Brasil ta tudo errado, ai eu nem ando com ht na rua. pois não tenho paciência.

    Curtir

  9. Djair Alencar Nascimento disse:

    Meu amigo, despreparados tem em todos os lugares e na policia principalmente, o bom é que eles são a minoria de despreparados.

    Curtir

  10. Izaias Sousa disse:

    Um dia desse alguém que queria denegrir minha pessoa, denunciou na delegacia que eu tinha estação de Rádio Amador e copiava a faixa da polícia sem licença. Na mesma hora, a delegada chegou em minha casa com 4 agentes, em plena 15 horas da tarde, sem mandado de busca. Como eu conhecia a delegada e os agentes, convidei eles para entrar, foi quando questionaram sobre o que é o serviço de rádio amador. Expliquei como funciona e como tira a licença, em meio a outras informações que eles não sabia como proceder, só perguntaram se ouvia a policia, então eu disse que sim.

    Me pediram a licença para conferir junto à Anatel. Mostrei o Coer e a delegada levou para checar na DP. Minutos depois, minha esposa foi buscar a licença e perguntou se estava irregular, ela disse que não, estava tudo OK.

    Conclusão: Não sabem o que é radioamadores e nada sobre licença!

    PU2GDE

    Curtir

    • eu passei por uma situaçaõ parecida como a do isaias, fui denunciado por um vizinho recebi intimaçaõ da delegacia no dia marcado compareci munido do coer carteira de indicativo e tudo que se refere a documentação junto a anatel questionado sobre o radio disse para que verificassem junto a anatel pois tudo o que exigem para eu ser radio amador estava ali , fiquei tranquilo porque sou cidadaõ honesto pago meus impostos e naõ devo nada nem pra policia nem pra justiça me liberaram e ainda disseram que o denunciante provavelmente naõ tinha o que fazer, enfim esse e´o trabalho da policia .

      Curtir

  11. isso e uma vergonha para o radioamadorismo brasileiro culpa da anatel que não faz o papel dela que de fiscalhizar e de aulguns radioamadores que vendem radio para quem mão e autorizado como acomtece aki en garanhuns colocamdo ripitidoasa no ar sem menuma lhicemça da anatel eu procuraria meusa direitos na justiça mesmo que o sangue desse mu meio da perna não sou brabo mas não tenho medo de cachorro pimtimbu ok

    Curtir

  12. Prezados companheiros, amigos do rádio amadorismo.

    Concordo com tudo que foi dito, mais, acredito que o diálogo é mais importante nessa hora do que qualquer revanchismos por nossa parte.

    Não faço parte da diretoria de nenhuma associação, mais pelo que vi os problemas de mesma natureza ocorrem em todo o país, acompanhado site, blog e outros meios de comunicação.

    Dessa forma, pelo que percebi as policias acreditam que somente elas podem operar o Radio Amador por isso o motivo de tanta truculência, porque na verdade eles acreditam que detém o monopólio do uso de tal tecnologia, o que não é verdade.

    Assim, acredito a associação tem papel fundamental nessa questão, primeiramente, pode-se enviar via oficio a todos os batalhões da cidade informado e delegacias da existência da associação, dos diretos e deveres do Rádios Amadores, inclusive o de porta-lo seja dentro dos carros em deslocamento ou até mesmo nas mão ou cintura.

    Também acredito que devemos nos colocar mais a disposição da comunidade, seja para ajudar os órgão de segurança publica, seja para questão de saúde, etc.

    Também, pode se propor a ANATEL que especifique no certificado e na carteira o direito de portar, andar etc…..

    Enfim, acredito que devemos tomar agora mais uma atitude politica e de diálogo do que buscar os mesmos meios, pois os fins não justificam os meios.

    Espero ter ajudado.

    Curtir

  13. Wesley Rodrigues disse:

    Airam, isso acontece por aqui também, em Minas Gerais. Instalei um Icom IC2200 no carro com uma antena steelbras 1/4 de onda no porta-malas.Deixei a licença junto com o documento do carro e informei à minha esposa, que também utiliza o carro. Certo dia ela estacionou o carro em uma via pública e ao retornar para pegar alguns pertences no interior do veículo foi abordada por alguns policiais que que estavam próximos ao carro. Questionaram sobre a antena, pediram para ver o interior do veículo e visualizaram o rádio. Disseram a ela que eu NÃO PODIA ter instalado o rádio no veículo, ela mostrou a licença, continuaram as perguntas, perguntaram para que eu usava o rádio, com quem eu falava, pediram para ligar o equipamento, ela sem ação, assustada permitiu que entrassem no veículo, depois de muita dificuldade conseguiram ligar o rádio, mexeram por alguns instantes demonstrando total desconhecimento do equipamento, por fim liberaram ela e disseram que só estavam liberando porque era o primeiro caso de “Rádio Veicular” (Cômico) que eles encontraram, ou seja, não tinham a menor noção de como agir. Até aí “tudo bem”. Ao ser liberada ela pegou o que foi buscar no interior do veículo fechou o carro, trancou e se afastou. A viatura e os policiais continuaram no local. Ao voltar para pegar o carro a surpresa… A antena “desapareceu”. Coinicidência….
    Saudações,
    73
    Wesley Rodrigues
    PY4WJL

    Curtir

  14. fabio queiroz disse:

    lels memso policias estadual nao tem diereito ne cpaz de recolher radio ht ou outros tipos de radios so tem deireito de ver ou prender o radio e anatel junto com mistrio publico federal e policia federal que sao autoriazado investigar radios ou prenderes radios amadores, a policia estudual nao tem autorizacao pra botar em cima de niquem com radio e proibibo se um policial estadual fazer isso porque pegara processo administrativo e prissao

    Curtir

  15. Alberto Luiz Terra disse:

    Pois bem meu amigo,no meu modo de entender eu acho que não só policiais mas todos que usam 2 metros como muitas empresas, eles deveriam passar por exames como nós para entender pelo menos sobre LEGILAÇÃO E ETICA OPERACIONAL?????????

    Curtir

  16. Jeronimo da segunda região disse:

    Não poderia deixar de externar minha indignação.
    Pagamos Ano a Ano a Anatel.
    Vivemos temerosos pois segundo a legislação vigente devemos nos portar dignamente quando usamos nossos equipamentos.
    Não concordo quando é dito que os policiais são uns coitados e pobres miseráveis e ganham um salário de fome.
    Eles estão lá porque quiseram!
    Ninguém empurrou pela garganta o fato de serem policiais.
    Sou um torneiro mecânico e vi minha profissão degenerar e nem por isto fiquei revoltado pela pressão do sistema e ou descontei nos outros minhas frustrações!
    Tenho muitos conhecidos Policiais que eu admiro profundamente e oro a Deus para que os guarde e proteja.
    Um deles aqui em minha cidade me apoiou muito quando eu mais precisava. Foi um amigo e irmão!
    Você consegue ver um bom policial quando ele consegue olhar dentro de seus olhos.
    Se conseguiram se dar bem em outras atividades ou não o problema é de cada um eu jamais seria um policial.
    Realmente a falta de interesse deles em se inteirarem da lei é muito grande.
    Já fui multado por ma conservação de veiculo sendo que minha moto só tinha 7 Mil Kms rodados!
    Da para acreditar?
    Sou aposentado se minha aposentadoria é alta ou baixa o único culpado sou eu que por Ns motivos não me atualizei ou não aproveitei as chances que me surgiram. A culpa é minha e não devo descontar minhas frustrações nas outras pessoas.
    Ou então marquei bobeira e deixei as pessoas me lesarem.
    Portanto para mim policial que se queixa do salário devia ser exonerado. Porque não pensou antes?
    Ou então peça a conta e vá trabalhar na iniciativa privada e experimente o quanto é duro estar sobre a CLT e ou quando aposentar ver sua aposentadoria ir pelo ralo Por este tal de fator previdenciário que acaba com seu salário e ainda prevê suas expectativas de vida.
    Nós radioamadores devemos nos unir e com educação tentarmos entrar em contato com os corregedores comandantes e ou governantes para que tomem providencias.
    Infelizmente devemos pedir pelo amor de Deus a eles para podermos usar de uma outorga que foi conseguida através de um exame.

    Curtir

  17. Há dois dias, recebi em minha casa um documento do Ministério Publico, onde constava uma notificação do arquivamento da minha denúncia crime.

    Curtir

  18. Ontem, minha esposa presenciou quando um policial passou em uma viatura (moto) em alta velocidade (talvez estivesse em uma perseguição) quando deixou cair o seu HT Motorola EP-450 que ela recolheu e o manuseou (sem modular, afinal ela conhece a legislação), quando ouviu no transceptor alguém informando sobre a perda do equipamento e um número para que a pessoa que o encontrou entrasse em contato, ela o fez imediatamente, ao que em pouco tempo o policial estava no QTH para buscar o equipamento.

    Ao chegar ao local o policial perguntou como ela conseguiu usar o aparelho.

    Ela respondeu: Foi fácil! Esse é mais simples e mais fácil de usar do que o do meu esposo…
    Policial: Seu marido tem um desses? Como ele tem?
    Minha esposa: Ele é radioamador.
    Policial: O que é isso?

    Enfim. Para resumir o que eu quero demonstrar é a ignorância da própria polícia em relação a quem somos. Ela fez o seu papel de cidadã e ainda deu uma aula sobre radioamadorismo para os policiais.

    Agora imagine se até ela devolver ou conseguir notificar alguém, algum outro policial aborda ela e a vê com um rádio oficialmente identificado como da polícia e na faixa da polícia? Com certeza antes de qualquer coisa iriam acusá-la de informante ou coisa do tipo. Não fiz muitos comentários, mas a minha vontade foi de dizer que ela deveria ter deixado lá, pois do jeito que as coisam andam, a gente vai ajudar e no final acaba se prejudicando. Mas enfim, ela está de parabéns por ter agido certo.

    Agora imaginem também se fosse um bandido a encontrar o HT, afinal o local é conhecido como uma área vermelha.

    Felizmente foi uma pessoa de bem quem encontrou e fez o que tinha que fazer para que o equipamento fosse devolvido e tudo sem infringir nenhuma lei, das telecomunicações ou qualquer outra.

    Curtir

  19. jnkjnj disse:

    aciona o ministerio publico e procesa os pms por situação vexatoria ja que nao podem fazer isso nao …. ja processei 8 e ganhei no MP , vai la boa sorte …. quem manda eles serem burros ?

    Curtir

    • Já estive no MP e ouvi da própria defensora que não poderia fazer nada, a menos que eles tivessem me prendido, batido, tomado o rádio, etc… Com certeza perdi meu tempo indo lá, mas tive que ir pois não devo nada.
      O que me entristece mais é que todo mundo em Manaus já é conhecedor deste incidente e temos muitos colegas que tem contatos e “influência” com as autoridades, no entanto o que ouvi destes colegas não foi favorável ao radioamadorismo. Ouvi uma falsa diplomacia e em contra-partida quase sempre ouço na faixa uns poucos tecendo elogios a respeito de um tenente, sargento, etc, do grupo tal que fez isso, aquilo.
      Talvez esse(s) colega(s) precise(m) passar por situação igual ou pior para entender que o interesse é coletivo. Não desejo o mau de ninguém mas sei que isso não é uma realidade distante e quando isso acontecer, haverá uma busca do apoio dos demais radioamadores e aí veremos o cenário!

      Curtir

  20. Rafael Monteiro disse:

    olá pu8 asr!, meu amigo talvez meu comentário não seja o que você queira ouvir, mais na qualidade de seu amigo, sei que você está com seu ego ferido e até mesmo magoado, mais o procedimento da policia militar no caso é um procedimento padrão, INFELIZMENTE, o europa(soldado), por algum motivo achou sua atitude suspeita por você portar o ht e resolveu fazer à abordagem. Daí ele pôde observar que você é um cidadão de bem e radioamador, talvez por força de uma adrenalina negativa do outro europa, resolveram então fazer um 2,4(revista), tabem procedimento padrão tanto para sua segurança quanto para a do soldado, e por fim comunicar o gigante, à abordagem efim a ocorrêcia. A questão do CONSTRANGIMENTO ILEGAL, olha o que reza o Capítulo VI, do Código Penal Brasileiro (DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL), art. 146 do CP. ” Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou que ela não manda”… Ao que parece não houve o emprego da violência e ou até mesmo de grave ameaça, Contudo as coisas poderiam ter tomado um outro rumo, já pensou se você fosse detido, levado na VTR(viatura), ser apresentado em uma delegacia e responder um TCO(termo circunstâciado de ocorrêcias), por DESACATO, art 331 do CP “Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela: detenção de 6(seis) meses a 2(dois) anos ou multa. O segredo é nunca alterar com a PM ou a PC, a grande arma que eles tem é o art. 146, 329, 330 e 331 ambos do CP. eu sei que é dificil aceitar a forma muitas das vezes truculentas de como é feita à abordagem, mais…. nesses casos o ideal é tentar mater a calma, falar somente o que lhe for perguntado, não apresentar movimentos brusco, conter os animos e esperar todo o procedimento e depois tetar explicar a situação… acredite o mais seguro é quando você é conduzido para o DIP!!! Meu amigo um forte abraço, PU8 ARM ( RAFAEL MONTEIRO ).

    Curtir

    • Meu amigo Rafael – PU8ARM, de forma alguma faltei com respeito ou desacatei qualquer policial. No texto acima, descreví um reflexo da falta de preparo destes homens, pais de família, que cometeram erro.
      Primeiro de tudo. Estou saindo de casa, sou abordado por um policial apenas. Se eu fosse bandido teria matado o policial e fugido sem que ninguém visse.
      Segundo. Ele perguntou quem morava comigo. Eu lhe informei. Porque ao me liberar ele não foi na minha residência verificar a veracidade da informação que lhe dei ao invés de se combinar com o outro?
      Terceiro. A constituição brasileira está disponível para qualquer um e não somente para os praticantes de “direito” e nenhuma lei é válida quando vai contra a constituição. Porém a lei que o homem inventa, tem sua aplicação deturpada, pois sua interpretação está sujeita às suas vontades.
      Quarto. Assim como eles alegam que eu tive uma atitude suspeita. Eu tenho o direito de não acreditar na polícia. Há muitos corruptos! Tive receio que nessa abordagem quisessem colocar algo em mim para terem do que me acusar, afinal de contas, já estavam desconfiados que eu fosse um informante de traficantes.
      Quinto. A impressão que se tem da polícia na comunidade é esta (incompetência e insegurança) e depois deste episódio não teve mudança neste quadro, pelo menos não para mim e para os moradores que viram o tal “espetáculo”.
      Sexto. Eu estou de tal modo, entristecido e decepcionado que pouco venho operando. Isso não se deve ao que aconteceu diretamente, mas sim no que refletiu. Em rodadas ou em bate-papos informais, ouço colegas reclamando disso, daquilo, mas no que tange esta questão, ouve um certo silêncio. O que eu quero dizer com isso é que a culpa é nossa pelo que ocorre. Pouquíssimos colegas locais trataram desse assunto na faixa e somente você e o Gean comentaram aqui. Eu os agradeço e parabenizo-os, afinal nem todo mundo tem coragem de reclamar da polícia. Alguns por medo, outros por seus próprios interesses.
      Sétimo. Fico imaginando a manchete que sairia na mídia: Preso radioamador que avisada traficante. Isso seria uma excelente propaganda para um sistema que precisa ser “vendido” a todo custo. Você quer uma prova do que estou falando? Você deve ter visto o jornal desta semana que mostrou 3 bandidos fazendo refém um empresário do transporte executivo em sua casa no Amazonino Mendes. Teve pelo menos 3 forças diferentes da PM, especialistas em negociação, jornais, etc… Para que isso? Não me estranharia se algum tempo depois esses presos fossem vistos em liberdade. Não estou me desfazendo do desespero do empresário, só estou querendo dizer que quando eles querem fazer direito eles fazem(ou pelo menos simulam), afinal os bandidos são muitas vezes figurinhas marcadas e bancar o idiota não é procedimento padrão de polícia nenhuma. Nem aqui, nem em qualquer outro lugar.

      Panem et circenses!

      Curtir

    • CHICO PONTE disse:

      AQUI NO CEARA NÃO É DIFERENTE , APOLICIA BRASILEIRA PRINCIPALMENTE PM É ALTAMENTE DESPREPARADA

      Curtir

  21. infelismente essa é a nossa policia, tanto faz em manaus como r g do sul, s paulo, rio ou qualquer outro lugar do pais, veja as reportagens dessa semana, os maiores traficantes e ladroes de carros estão infiltrados na policia, lembra-se do caso do roubo do carro com material radioatiovo, então conseguiram reaver o carro com o material, então a policia sabe muito bem onde estão as coisas furtadas.
    Não adianta corredoria, é mais um orgão cabide de emprego.
    só resta amigo juntar uma grana e comprar um outro radio. esse seu irá com certeza pra mão de um idiota que mem sabe ligar o ht.

    Curtir

    • Olá Carlos – PU2MND!
      Obrigado por sua participação!
      Felizmente eles não chegaram a me tomar o rádio. Mas eu achei que fossem fazê-lo.
      Teve um momento em que curiosos que passavam no local, os próprios moradores saíram de suas casas para ver o espetáculo. Minha esposa, minha mãe e 2 irmãs chegaram.
      Pessoas começando a chegar e trataram logo de ir embora.
      Estou temeroso, mas creio que falta uma atitude mais positiva por parte dos radioamadores de forma a demonstrar o nosso valor para as autoridades.
      Informei este caso a Anatel que disse não poder agir neste caso, pois eles vão alegar que estavam fazendo o trabalho deles. Também formalizei este acontecimento à outros órgãos, no sentido de me proteger-me, dentre eles, o Ministério Público. Enfim, botei a boca no trombone.
      Ontem recebi uma notificação para comparecer a Procuradoria Geral de Justiça, levando testemunha. Adivinha só: A testemunha disse que não poderia me acompanhar e deu lá as suas justificativas. Eu vou sozinho então. Sou um cidadão ficha limpa e luto pelos meus direitos.
      Com toda certeza, a testemunha ficou com medo e eu não a crítico por isso.
      Só para você ter uma idéia: Este site é muito acessado (obrigado a todos), mas se você olhar em todos os comentários, você verá que apenas um colega de Manaus (oitava região) se manifestou sobre o caso.
      Isso não quer dizer que não tenham me apoiado, apenas que o medo é generalizado.
      Nada de sensacionalismo! Quero dignidade!
      Nunca fiz nada de errado e como é bom deitar minha cabeça a noite e dormir tranquilo. Como é bom entrar em um restaurante e sentar de costas para a rua sem temer que alguém venha lhe tirar a vida.
      Estou feliz por não ter acontecido nada mais grave. Mas precisamos conscientizar as autoridades sobre o que é o radioamadorismo.
      Ensino isso aos meus filhos e que exemplo eles teriam de mim ao ver-me passar por tal situação? E o que é pior.. Ver-me ensinar-lhes valores e eu mesmo não aplicar e lutar por eles.
      Esse tem sido um dos maiores motivos para termos a sociedade desvirtuada que temos hoje: A invercao de valores e a desvalorização da família.
      O cidadão tem que provar que não é bandido, quando há uma lei que diz que sou inocente até que se prove o contrário. Quando os maus policiais querem ferrar alguém eles conseguem isso. Por isso informei o ocorrido para estes órgãos para que eu também tenha respaldo e não para penalizar ninguém, pois até isso acho difícil.
      Repito que não sei o caminho que isso vai tomar e que estou temeroso, mas que minha mãe trouxe pro mundo um cabra homem, macho e honesto.
      Sou contra a injustiça, a hipocrisia e creio eu que um dos maiores erros do ser humano seja a omissão.

      Curtir

  22. Ignácio - PQ2IGN disse:

    Prezado Colega, isso aconteceu aqui em Palmas-TO, pois o colega com seu radio móvel em seu veiculo, foi abordado pela PM e conduzido ate a delegacia, onde seu equipamento foi retirado do seu veiculo e apreendido…….mesmo ele apresentando sua licença, COER e dizendo que não era de competência deles, mas mesmo assim o fizeram. Aí está essas são as Policiais que temos a nosso “serviço” soltam bandidos e prendem pessoas de bem. Esse é o nosso BRAZZZZZZIIIILLLLL

    Curtir

  23. Gean Carlos disse:

    Prezado Airam, infelizmente isso acontece por pura falta de conhecimento. Ao mesmo tempo em que a polícia não tem um processo seletivo eficiente, também não existe um interesse por parte dos governantes em dar uma formação digna de uma pessoal que andará com armas letais e que será responsável pela segurança da população, que são os soldados. Alem da má formação dos comandantes tem também a má formação dos agentes que com um segundo grau completo se acomodam naquela rotina de subordinação, violência e corrupção e não procuram se iterar do que acontece ao seu redor. Lógico que em todo caso há uma exceção, mas isso infelizmente é regra geral.
    Abraços

    Curtir

    • QSL Gean.
      Obrigado por seu comentário!
      É muito bom receber a aprticipação dos colegas de hobby, até mesmo para saber como anda a opnião em nosso meio, referente ao assunto.
      Creio que este seja o primeiro comentário neste assunto, feito por um colega local. Embora muitos colegas lêiam este post e prefiram não comentar, por ser um assunto polêmico e por medo mesmo, afinal a insegurança é tamanha…
      Sem mais, quero dar-lhe as boas-vindas à Conferência Manaus, e dizer-lhe que estamos QRV.
      Forte 73!

      Curtir

  24. Jorge Geovani disse:

    Caro Airam, bom dia.
    Acho que devemos tratar esses PMs com o mesmo tratamento.
    Para usarem o serviços de rádio eles também devem ser obrigados a portar o COER.
    Assim, devemos cobrar da ANATEL que fiscalize a PM e se estiverem ilegais que sejam punidos.
    Outra coisa que deve ser feito é buscar o Ministério Público para tomar a frente do caso.
    73
    PT2HP JORGE GEOVANI

    Curtir

    • Olá Jorge Geovani!
      Obrigado por sua participação.
      Creio que a melhor forma de demonstrarmos nosso repúdio à estas atitudes, é utilizando a mídia a nosso favor.
      Aqui é investido um grande valor em mídia para mostrar que este projeto é correto. E em si, não há nada de errado com o projeto, pelo menos na teroria, pois na prática a realidade é outra.
      Vamos divulgar isso, noFacebook, Twitter, e onde mais pudermos, assim os gavernantes (preocupados com os votos) irão fazer alguma coisa.
      Reclamar para Ministério Público, Corregedoria e ficar meses ou anos aguardando um deferimento?!
      Nós somos formadores de opnião. Vamos mostrar que a propaganda exibida na TV é uma farsa.

      Curtir

  25. a primeira coisa que você fará e esfriar a cabeça.

    Pense também que os pobres policiais trabalham sobre tensão e você poderia não ser um Radioamador.

    Pra eles tanto faz se vc é ou não é Radioamador porque eles não conhecem legislação.

    Eles levaram o seu HT ?

    Se levaram o equipamento eles tem que devolve-lo e nessa parte eles erraram muito. Só os orgãos fiscalizadores podem confiscar seu equipamento no caso de você estar causando interferencia nas frequencias comerciais, do contrario não pode confiscar o radio.

    Se não ficaram com o seu radio e lhe pararam somente por uma revista pessoal dentro da lei cabe o processo de constrangimento.

    Agora, se eu fosse você faria o seguinte.

    Procuraria o comandante do batalhão e ofereceria a ele um curso a todos os soldados do batalhão explicando o funcionamento dos equipamentos e a legislação de radioamadores.

    Sem brigas e sem constrangimentos.

    Se o comandante não achar necessario o curso nem suas explicações você já ficará conhecido por eles e dai ninguem o abordará mais.

    Aqui em minha cidade existiam pessoas que interferiam na repetidora da policia.

    Fizemos uma reunião com os policiais do batalhão, deixamos nossos endereços, levamos nossos radios e mostramos para eles que nós eramos pessoas idoneas e que não fariamos uma coisa absurda dessas.

    Com o tempo foram presos alguns traficantes, de uma cidade proxima a nossa, e as interferencias na repetidora da policia acaboram.

    Eu acredito também que o radio possa ser confundido com uma arma porque a distancia da pra confundir mesmo.

    Resolva as coisas numa boa, faça amizade e ai acabarão os problemas.

    Abraço

    Mauricio Beraldo py4mab
    Poços de Caldas mg

    Curtir

  26. domingos sorze disse:

    Será interessante comunicar o fato à Labre, mesmo não sendo associado.

    Curtir

    • Olá Domingos!
      Obrigado pela sua contribuição e solidariedade. Mas eu não acredito que a Labre-AM, possa me ajudar. Me desfiliei a pouco tempo justamente por perceber isso.
      Quando sai de lá, estavam em um dilema, o problema era conseguir um advogado para alterar o estatuto. Então, se a Labre-AM, que recebe um bom dinheiro de aluguel de salas do edifício Atrium, não tem condições para pagar um advogado para rever um simples estatuto, terá então, condições para me ajudar neste problema?!
      Acho que não!
      Isso sem falar nas brigas entre partidos que ocorrem por lá. Quero ser radioamador e não fazer política no rádio.
      Por isso me desvinculei desta entidade (que em si, há honra).
      Penso em retornar, talvez em uma outra diretoria, ou nesta (caso a mentalidade mude).
      Não tenho nada contra nenhum diretor ou quem quer que seja, só acho que a LABRE, no Amazonas, ou em qualquer outro lugar, tem que ser do Radioamador e Rádio Cidadão e não de uma minoria.
      E como eu disse antes, a culpa é de uns muitos omissos que também discordam, mas que não lutam pelos seus direitos e como sozinho nada posso, pedi minha saída.
      Não precisa agredir, nem ofender, simplesmente votar. Mas como exigir alguma coisa estando inadimplente? Acredite, tem radioamador que discorda de algo e em vez de lutar, simplesmente deixa de pagar, sem perceber que está prejudicando a si mesmo.
      Já aconteceu inclusive do presidente, anistiar os inadimplentes e nem assim eles se mantiveram em dia.
      É lamentável, mas eu tenho que ser justo e dar a César o que é de César.

      Curtir

  27. silva disse:

    faria 1 bo numa delegacia pois isto é constrangimento é não é despreparo cadeia neles

    Curtir

  28. JOSÉ DA CACHOEIRA DA SILVA FILHO disse:

    NA MINHA OPINIÃO, ISSO TUDO SE DEVE A IGNORÂNCIA DOS COMANDANTES QUE NÃO POSSUEM CONHECIMENTO NENHUM SOBRE O RESPEITO QUE DEVERIAM TER COM RADIOAMADORES DEVIDAMENTE PRÉ-FIXADOS, PARA INSTRUÍREM SEUS SUBORDINADOS. E ISSO É TÃO LAMENTÁVEL COMO A VERDADEIRA ZONA QUE TEMOS OBSERVADO EM BRASÍLIA, COM A ATUAÇÃO DAS “QUADRILHAS DE BANDIDOS” (LEIA-SE, PARTIDOS), COMPOSTA DE VERDADEIROS BANDIDOS, LADRÕES E ORDINÁRIOS HOMENS PÚBLICOS. METENDO SUAS MÃOS SUJAS EM NOSSO DINHEIRO, TODOS OS DIAS, PROTEGIDOS POR OUTRAS QUADRILHAS QUE OS DEFENDEM E NÃO DEIXAM QUE NADA ACONTEÇAM COM ELES, SALVO ALGUMAS EXCEÇÕES.
    _____ REALIDADE QUE NOS ENVERGONHA A CADA DIA QUE PASSA, MAIS E MAIS.

    Curtir

    • Concordo com você amigo José, em gênero, número e grau. Tudo isso é reflexo desta imoralidade.

      Curtir

      • fabioq queiroz disse:

        primeiro a policias do amazonas sao mal preparadas, se aparecer mais do que de tudo fazendo publiciade pro governo do estado, nao tem ne conhecimento pra que os cidadoes devem usar radios amadores ou ht, no estado unidos, claro que nunca chegou perto do nosso pais nesse caso lar sao liberados qualquer radios para os cidadães usarem qualquer frequenciais porque em caso a policia procura bandidos,os cidadoes americanos passam radio logo pra policias, em caso de emergência como ) policias, ambulâncias, aviões, marítimos, e rádios amadores que são licenciados), nao sei que um dia alguem um dia iu um aplicativos no play Store, escutar radios de policias aviões marítimos e outras frequências e um aplicativo que vc ouve qualquer frequência de rádios amadores qualquer parte do mundo menos Brasil, e bom de mais muito gente nao tem esse conhecimentos porque nao tem conhecimentos desses aplicativos de radios amadores, e aplicativos pra so copiar, nao transmite nada,, aqui noso pais nunca usar isso a lei sempre com pensamentos antigos, porque nunca usar bem bem tecnologia avançado, se usava nao ia acontecer isso com amigo airam, essa polcia do amazonas deveria evoluir mais, cada vez regride,pensa serviços de inteligencia so pra se aparecer nao tem conhecimento de nada o que investigações secretas, cahr que aparecer em jornais ja sao bem preaparadas, nada disso, sao pessoa que nunca aparecer, sao anjos ou fantasma, nunca aparecer ne um canto e outra tem muito conhecimentos de raidos amadores, eletronicas e informticas

        Curtir

Deixe uma resposta

