Rádio do Cidadão (PX) – Requisitos para execução do serviço

Publicado: 12/06/2012 por Airam - PU8ASR / PX8C1730 / PP8004SWL em Informações Úteis
Tags:, , ,

Olá amigo visitante do blog da Conferência Manaus!

Pretendo brevemente, passar a modular na faixa dos 11 metros e como todo bom radioamador, antes de falar, devemos ouvir a faixa para nos habituarmos com o funcionamento da mesma. Para o PX existe uma legislação específica e simples se comparado ao radioamadorismo. Venho estudando sobre os assuntos e encontrei algumas informações que gostaria de compartilhar com você amigo que nos dá o prazer de sua visita.

No site da Anatel estão todas as informações referentes a estes serviços. A verdade é que muita gente tem difuculdade em encontrar a informação, principalmente quem não domina muito bem o computador, mas vamos lá. No menu lateral de nosso blog, você encontra links para a documentação que regulamenta a execução do serviço do Rádio do Cidadão no Brasil.

No próprio site da Anatel tem um resumo dos requisitos exigidos para o funcionamento de uma estação (fixa ou móvel) do rádio cidadão (PX).

Segue abaixo, o texto transcrito na íntegra:

Requisitos para execução do serviço

Os equipamentos destinados ao Serviço Rádio do Cidadão devem satisfazer aos seguintes requisitos:

os transmissores devem ser modulados em amplitude e a máxima largura da faixa ocupada pelas emissões em fonia não deverá exceder a 8 KHz para modulação em faixa lateral dupla e 4 KHz para modulação em faixa lateral singela como portadora suprimida (a banda passante de áudio deverá iniciar o corte em 2,5 KHz com 1dB/oitava com o índice mínimo) a atenuação do segundo harmônico ou de outras emissões espúrias iguais ou maiores deve ser superior a 60 dB em relação à portadora para emissões em faixa lateral dupla ou em relação à potência de pico de envoltória para emissões em faixa lateral singela com portadora suprimida a atenuação das demais emissões espúrias deve ser superior a 40 dB em relação à portadora para emissões em faixa lateral dupla ou em relação a potência de pico de envoltória para emissões em faixa lateral singela com portadora suprimida a atenuação da portadora e da faixa lateral não desejada, para equipamentos que utilizem emissão em faixa lateral singela com portadora suprimida deverá ser maior do que 40 dB em relação à faixa lateral desejada os transmissores para telecomando devem ser modulados em amplitude empregando tons ou telegrafia por onda contínua, devendo a máxima largura de faixa ocupada não exceder a 8 KHz e a atenuação de emissões não essenciais ser superior a 40 dB em relação à portadora a estabilidade de freqüência deve ser igual ou melhor que +0,005% para variações de temperatura de -5ºC e para variações ±15% da tensão nominal de alimentação a potência média permitida à saída do transmissor será de: 7W 10W para telecomando – potência da portadora; 7W 10W para emissões em faixa lateral dupla-potência da portadora; 7W (21W PEP) 25W(PEP) para emissões em faixa lateral singela com portadora suprimida.

Para a operação das estações do Serviço Rádio do Cidadão, devem ser obedecidas as seguintes regras:

  • antes de transmitir, o operador verificará se o canal está livre
  • nenhuma chamada será repetida mais de três vezes consecutivas, passando o operador imediatamente à escuta
  • uma vez estabelecida a comunicação, em cada câmbio, deverá ser mencionado o indicativo de chamada de ambas as estações em contato
  • o indicativo de chamada será sempre declarado completo, sem supressões ou acréscimos de qualquer espécie
  • nenhuma transmissão entre estações excederá à duração de três minutos, exceto nos casos de emergência.

Estão dispensadas do cumprimento dessas regras as estações de telecomando, devendo seus operadores limitar as transmissões ao tempo estritamente necessário ao controle dos dispositivos.

Bem pessoal, estas são regras básicas comuns ao radioamadorismo e rádio cidadão que precisam ser colocadas em prática todos os dias em todas as transmissões para um perfeito funcionamento do sistema. Lembre-se que do que falarmos e fizermos na faixa, dependerá o conceito que farão a nosso respeito.

Forte 73 e até a próxima!

comentários
  1. ADILSON disse:

    fUI OPERADOR DE RADIO 11 METROS DA ASSOC GAUCHA FX CIDADÃO TENHO MEUINDICATIVO PX 3 A . . . . COMO POSSO REABILITA-LO

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s