O Código Q e o Código Fonético Internacional são muito utilizados por radioamadores do mundo inteiro em troca de informações e mensagens tanto em curta distâncias quanto em longas distâncias. Além dos operadores de estações amadoras de radiocomunicação, estes códigos são utilizados por serviços diversos, tanto civis quanto militares, profissionais e empresas de comunicações ou que utilizam a radiocomunicação como fator de contatos entre seus integrantes.
A função do Código Fonético e Código Q, é simplificar, dar maior fluidez, e principalmente o entendimento entre operadores de radiocomunicação em qualquer idioma, tanto falado, quanto codificado em Código Morse, pela substituição de informações por um conjunto de três letras, sempre iniciadas pela letra Q.
O mesmo grupo de letras pode ter sentido negativo seguido da letra “N”, ou afirmativo seguido da letra “C”.
Internacionalmente foi criado um alfabeto-padrão pela Organização de Aviação Civil Internacional e também adotado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), ITU (International Telecomunication Union) e pela IARU (Internation Amateur Radio Union).
O Código Fonético Internacional associa respectivas letras do alfabeto a respectivas palavras. Sendo A corespondente a Alfa, B correspondente a Bravo e assim sucessivamente.
Segue abaixo a lista completa para você treinar!
A – Alfa
B – Bravo
C – Charlie
D – Delta
E – Eco
F – Fox
G – Golf
H – Hotel
I – Índia
J – Juliet
K – Kilo
L – Lima
M – Myke
N – November
O – Oscar
P – Papa
Q – Quebec
R – Romeo
S – Sierra
T – Tango
U – Uniform
V – Victor
W – Whisky
X – Ex-Ray
Y – Yankee
Z – Zulu
No Brasil desenvolveu-se o Código Fonético Geográfico, onde o radioamador associa a letra à algum país, cidade, região, etc… Mas que na prática, deve ser evitado, pois o único realmente eficaz para efeito de DX e reconhecido pelas autoridades é o Código Fonético Internacional.
Forte 73 e até o próximo post!
[…] Fonético Internacional e Código Q 1. https://conferenciamanaus.wordpress.com/2012/07/05/codigo-fonetico-internacional/ 2. […]
CurtirCurtir