No dia 14 de Julho de 2012, quatro radioamadores, Santos – PP8WU, Roberto – PP8RMP, Rafael – PU8ARM e Airam – PU8SR, partiram de Manaus em direção à floresta Amazônica, mais precisamente nas proximidades do KM 114 da rodovia AM-010, que liga Manaus à Itacoatiara, passando pelo município de Rio Preto da Eva, adentrando mais 8 KM no ramal da Casa Branca.

Revisando o carro

Revisando o carro

O objetivo da expedição era, além de nos congratularmos, fazer testes para saber como estava a propagação no local para servir de base para um acampamento escoteiro, de modo que pudéssemos colocar em prática os ensinamentos sobre a rádio-técnica que foram passados aos jovens escoteiros, até então somente na teoria.

22:36 hs (UTC) e o QSO já tava rolando

22:36 hs (UTC) e o QSO já tava rolando

Seria uma oportunidade de colocarmos em prática, verdadeiramente o radioescotismo!

Rafael - PU8ARM

Rafael – PU8ARM

Fomos bem recebidos e acolhidos pela Senhora Antônia e seu filho Messias, já um futuro e potencial escoteiro.

Santos - PP8WU e Roberto - PP8RMP (ao fundo)

Santos – PP8WU e Roberto – PP8RMP (ao fundo)

Um dos objetivos da Conferência Manaus, é utilizar o radioamadorismo em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia e nesta oportunidade pudemos presenciar algumas necessidades encontradas na região em que acampamos 2 dias.

Airam - PU8ASR e Rafael PU8ARM (ao fundo)

Airam – PU8ASR e Rafael PU8ARM (ao fundo)

No local não há energia elétrica, nem atendimento médico aos moradores da região.

Santos - PP8WU e Rafeal - PU8ARM (ao fundo)

Santos – PP8WU e Rafeal – PU8ARM (ao fundo)

Levamos conosco, um grupo gerador de 2 HP, um carregador de bateria e uma bateria, na qual os equipamentos foram ligados.

Visão da área/terreno

Visão da área/terreno

Lá conhecemos a Senhora Rosalina (Dona Rosa), líder da comunidade do ramal da Casa Branca. Em um primeiro bate-papo com ela, sugerimos algumas idéias que poderiam ao solucionar ao menos um dos problemas encontrados: a comunicação.

A equipe reunida para a foto

A equipe reunida para a foto

Se uma pessoa adoecer ou sofrer algum acidente, o único local onde poderia ser atendido seria em Rio Preto da Eva e, nestes casos, o tempo que se leva para pedir ajuda é de primordial importância e é muitas vezes o fator determinante para se salvar uma vida.

O Pernoite foi muito legal

O Pernoite foi muito legal

Uma idéia que surgiu seria a de instalar um rádio HF para a banda de 11 metros (PX) ou até mesmo um telefone rural na sede da comunidade, de modo que atendesse a todos os comunitários.

Mas neste post, não vou me prolongar muito! (não mais do que já prolonguei, rs…)

Uma imagem vale mais que mil palavras, portanto, segue um vídeo editado contendo trechos desta aventura que começou dia 14 com nossa saída de Manaus e retorno no dia 15.

DADOS COLETADOS

Nesta experimentação, mapeamos e coletamos alguns dados com a ajuda de GPS, os quais compartilhamos com você.

O grande obstáculo a ser sobreposto na Amazônia são os acidentes naturais.

Veja por exemplo que Rio Preto da Eva fica no KM 78 (veja no vídeo a placa de demarcação no momento em que passamos em frente ao Terminal Rodoviário Senador Artur Virgilio), mas em linha reta a distância entre a Torre da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre-AM) e o Cristus em Rio Preto da Eva (são os pontos mais altos encontrados), é de 55KM em uma subida de 1265 metros, com o pico mais alto entre os dois pontos de 131 metros.

No QHT onde instalamos os equipamentos até o Edifício Atrium (sede da Labre-AM) em linha reta, a distância é de 71 KM, sendo uma subida de 1368 metros, com o pico máximo de 109 metros entre os dois pontos.

No final do vídeo, você pode notar inclusive que no HT (Handie Talk) recebemos portadora e áudio com bastante QRM, o que pode ser facilmente solucionado com uma antena externa e/ou direcional.

Os QTRs informados, referem-se ao horário de Manaus (-04:00 hs UTC), salvo quando explicitamente informados diferente!

ESCLARECIMENTOS

A regulamentação determina que quando um radioamador estiver visitando a estação de um outro radioamador e, se tratarem de radioamadores de classes distintas, deve-se sempre transmitir observando as faixas permitidas para a menor classe.

A mesma norma determina ainda que não radioamadores possam transmitir, desde que na presença do titular da estação e autorizado por ele.

Pois bem, no vídeo você viu que o radioamador classe C, Rafael – PU8ARM, falou em 40 metros (7.075) autorizado por Santos – PP8WU.

Infringimos a norma?

Do ponto de vista do nosso entendimento a respeito da norma, não infringimos, pois falamos autorizados pelos colegas, informando nosso nome e o indicativo para que os colegas que ouviam soubessem que nós também éramos radioamadores e pudessem pesquisar no QRZ.com, na Anatel ou outros sites.

Quero dizer que um classe C falou em 40 metros, autorizado por um classe B. O erro seria se o classe C não fosse autorizado e/ou se o classe B falasse em 40 metros, utilizando a estação/indicativo do classe C, mesmo que autorizado, pois o radioamador só pode autorizar outros a falarem nas bandas em que o próprio radioamador tem permissão para falar.

Outro ponto, é com relação a um indicativo especial que não foi utilizado.

Bem, apesar de termos nomeado “nossa brincadeira” de Expedição, não trata-se de uma competição, concurso ou evento do tipo. Trata-se de uma atividade de lazer dos colegas acima citados, envolvendo vários outros aspectos, como o projeto radioescotismo. Sendo assim, dispensamos a necessidade de um indicativo especial e utilizamos os nossos, cujas licenças são válidas em todo o território nacional.

Estaremos enviando QSLs para todos com quem fizemos contato!

Forte 73 e até a próxima aventura!

comentários
  1. Com certeza foi uma grande aventura. Oportunidade na qual foi observado as dificuldades da comunidade local e uma solução para a comunicação, um dos grandes entraves da localidade.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s