EchoLink Finder – Nunca foi tão fácil encontrar links!

Publicado: 26/10/2012 por Airam - PU8ASR / PX8C1730 / PP8004SWL em Android, EchoLink
Tags:, , ,

O radioamadorismo digital evolui com a mesma velocidade que a tecnologia avança e isso trás vários beneficios a todas as classes da sociedade moderna.

Todos são beneficiados, desde aquele usuário que tem um simples telefone sem fio em casa até àqueles que possuem dispositivos ultra-sofisticados e que contam com uma infinidade de recursos.

Há um tempo não muito distante, o radioamador ou radioescuta passava algum tempo (às vezes horas) girando o dial do rádio à procura de algum QSO.
Esta tarefa simplificou bastante com o surgimento de scanners, os quais são embutidos como funções nos transceptores mais modernos.

Mesmo utilizando o scanner, às vezes leva-se algum tempo até encontrar uma QRG em que esteja havendo algum QSO, pois no momento do scanner uma QRG pode estar inativa e segundos depois pode estar ativo, porém o scanner já passou pela QRG. Esta cena é muito comum, principalmente àqueles colegas de hobby que viajam.

Uma solução bem barata e cômoda para esta situação é o App EchoLink Finder.

EchoLink Finder para Android

EchoLink Finder para Android

É um aplicativo gratuito para Android, que não necessita de muita configuração para usar. Na verdade, são apenas 2 configurações a seguir:
1) A distância máxima a ser pesquisada a partir de um ponto que pode ser definido por você ou a paritr da sua posição atual (utilizando as coordenadas do GPS do seu dispositivo com android);
2) A quantidade máxima de estações exibidas no resultado da busca.

EchoLink Finder para Android

EchoLink Finder para Android

Diferente do EchoLink, você não precisa ser radioamador para utilizar o programa, o que o torna ideal também para radioescutas, pois o resultado basta clicar em uma estacação para saber suas informações como localização, QRG, em qual sala do echolink a mesma está conectada, o indicativo do proprietário, etc…

Diferente do Echolink, o EchoLink Finder não permite ouvir/transmitir. O mesmo permite apenas obter as informações acima informadas de modo que o usuário possa ganhar tempo na busca. Por exemplo, se numa localidade existem 3 links, mas no momento da busca existem apenas 2 links ativos, será mostrado apenas os 2 que estão ativos, evitando que você tente fazer contato por um link que embora funcione naquele lugar, está desativado naquele momento.

É muito melhor do que acessar a página do echolink e ficar procurando links em uma certa localidade.

Só há um ponto fraco neste sistema! Para que ele se torne eficiente, é necessário que o proprietário do link configure corretamente o Echolink, de modo que o mesmo passe a informar a rede o seu status.

O link é configurado seguindo as simples etapas abaixo:

1) Acessar o menu Tools >> Sysop Settings…;

2) Acessar a aba/guia RF Info e inserir as informações da sua estação/link.

Informe as coordenadas geográficas e a QRG (frequência) de operação, além da potência (Power), ganho da antena (Antenna Gain), Altura da antena (HAAT) e a directividade da antena (Directivity).

Mantenha desabilitada a opção Report Status via APRS. Falarei sobre esta opção em uma outra oportunidade, mas caso você tenha uma outra porta e interface disponível pode habilitá-la e configurá-la. Eu o alerto para mantê-la desabilitada porque na maioria das situações  o computador dispõe de uma porta serial que já está sendo utilizada pelo EchoLink, então mantê-la desabilitada pode evitar conflitos e dores de cabeça.

Clique aqui e veja como configurar Link/Repetidor em Windows e Linux

Basta seguir uma regra bem básica de organização: “Pegue apenas o que for necessário. Nada de exageros!”

Espero que este post seja útil à você amigo leitor, tanto quanto foi a mim.

Forte 73 e até o próximo post!

comentários
  1. Fernando disse:

    Olá Sandro, a janela q vc menciona sysop settings ñ consigo antrar, pois ela aparece p mim claro ai eu ñ consigo acessar, me diga oque fazer, py8fml. um 73.

    Curtir

    • Olá Fernando!
      Provavelmente seu aplicativo está configurado com usuário simples (Single-User). A opção Sysop só está disponível para link(L) e repetidor(R).
      Acesse o menu Tools >> Setup.
      Na primeira guia (aba My Station) escolha a opção Sysop, escolhendo um sufixo L ou R para sua estação.
      Observe que antes você deverá ter autorização da equipe do Echolink, ou seja, seu indicativo com o sufixo L ou R deverá ter sido autorizado pela equipe do Echolink.
      O processo para autorizar não é dificil. Na verdade é até mais fácil para quem já tem o indicativo autorizado. Proceda como se fosse autorizar o seu indicativo novamente, só que desta vez escolha um sufixo L.
      Espero ter-lhe ajudado.
      Qualquer coisa estamos QRV.
      Forte 73.

      Curtir

      • Pedro disse:

        Na verdade não é um comentário que eu quero fazer: Então fiz uma inscrição e fui autorizado a usar o Echolink, programa. Porém baixei o programa fiz as configurações que ao meu ver fiz correta, Porém ao digitar a minha senha eu esqueci de anotar quando fia a minha inscrição. Então desinstalei o programa e por outros motivos fiz uma formatação na mesma. Gostaria de saber se há necessidade de me escrever novamente para baixar o programa? Caso positivo qual é o indicativo que eu uso e senha? Abcs

        Curtir

      • Olá amigo Pedro!

        Uma vez cadastrado com o seu indicativo, não é permitido fazer novo cadastro com o mesmo indicativo. No entanto, você pode recuperar sua senha acessando o endereço http://www.echolink.org/validation/pw_email.jsp

        Lá você irá informar o seu indicativo em Callsing e seu endereço de e-mail em E-Mail Address (você deve informar o mesmo endereço que você utilizou para cadastrar-se, ou seja, é o mesmo endereço que você informou na tela de configuração do Echolink.

        Depois clique em continue e aguarde no seu e-mail o lembrete da sua senha. Às vezes demora um pouquinho, mas na maioria das vezes é rápido. Caso não esteja na sua caixa de entrada, tente verificar a caixa de spam.

        Para baixar o Echolink, basta acessar a página e fazer o download, não precisa informar senha para baixar o software.

        Qualquer coisa estamos QRV.

        Boa sorte. Forte 73!

        Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s