Tutorial – Criando uma Conferência no Echolink usando o Windows / Linux

Publicado: 29/10/2013 por Airam - PU8ASR / PX8C1730 / PP8004SWL em EchoLink
Tags:, , , , , , , , ,

Você radioamador novato ou com mais tempo de hobby deve estar empolgado com a ideia de aprender a configurar uma Conferência no Echolink.

A internet está repleta de informações sobre configuração do software echolink como Single User (usuário simples) ou como Sysop User (usuário sysop -L ou -R). Há muitas conferências com sites na internet que disponibilizam esquemas para a confecção de interface para conectar links e repetidores às conferências existentes no echolink, mas nenhuma, (repito: NENHUMA) ensina você a criar uma conferência. O motivo parece óbvio não é?

Neste post, você aprenderá a criar uma Conferência para o Echolink no Windows e no Linux.

A escolha de sistema operacional a ser utilizado para rodar a conferência é uma escolha pessoal que vai depender do gosto do mantenedor da conferência, no entanto, indico que você utilize o Linux por vários motivos, dos quais cito alguns, comparando os dois sistemas operacionais.

Se dispusermos dois computadores com hardware idênticos, porém com sistemas operacionais diferentes (um com Windows e outro com Linux), garanto-lhe que o Sistema Operacional Linux fará a diferença e o processo será mais rápido neste computador.

A diferença deve-se ao fato de que o Sistema Operacional da Microsoft é um Sistema Operacional baseado em outro Sistema chamado de Unix. Isso quer dizer que todos os comandos do Windows são interpretados e traduzidos para o Unix. O Linux em contrapartida é um Unix, ou seja, ele não precisa interpretar nada, ele executa direto, pois os comandos do Linux são os mesmos do Unix.

O nome Linux é a junção do nome do “criador do Sistema Operacional”, Linus Torvalds com Unix = Linux.

CONCLUSÃO

Quer melhorar o desempenho do computador onde roda a sua Conferência no Echolink?
Saiba que o Sistema Operacional Linux para desktop pode melhorar em até 20% o desempenho do computador. Já o Sistema Operacional Linux para servidor pode aumentar ainda mais este desempenho, pois não utiliza interface gráfica. Isso sem mencionar a segurança…

Na internet há pouca literatura em português, ensinando a criar uma conferência para o Echolink, utilizando o TheBridge (Software necessário para criar a conferência). Até para Windows, existe pouca informação. Eu aprendi a criar uma conferência para o Echolink no Windows, graças a boa vontade do Rogério – PU2NTI, que disponibilizou um tutorial em vídeo, ensinando a fazê-lo.

ATENÇÃO: O Echolink(de forma arbitrária e ditadora) está proibindo terminantemente o uso do TheBridge por usuários -R, -L, sob pena de ser banido do sistema. Por tanto use por sua própria conta e risco. Se algum invejoso te dedurar você pode ser cassado e banido do echolink

No vídeo abaixo, Rogério – PU2NTI, ensina a criar uma Conferência para o Echolink no Windows:

No vídeo abaixo, eu (Airam – PU8ASR / PX8C1730), ensino a criar uma Conferência para o Echolink no Linux:

O vídeo acima foi realizado utilizando o Sistema Operacional Linux CentOS com thebridge-1.06.tgz

Para baixar a versão 1.06 escolha um dos links abaixo, de acordo com o seu sistema operacional:
1 – Clique aqui para baixar o thebridge-1.06-exe.zip (Windows)
2 – Clique aqui para baixar o thebridge-1.06.tgz (Linux)

Se você quiser manter o seu servidor com a última versão do thebridge, baixe a versão 1.09, de acordo com o seu sistema operacional:
1 – Clique aqui para baixar o thebridge-1.09-exe.zip (Windows)
2 – Clique aqui para baixar o thebridge-1.09.tgz (Linux)

Note que esta é a última versão hoje, quando você ler este post verifique sempre no site a última versão.

Agora você já tem o conhecimento necessário para montar uma Conferência no Echolink.

OBSERVAÇÕES

1 – Combine com amigos de sua região ou cidade, ou mesmo de um clube e monte sua conferência;
2 – Você pode visitar outras conferências, mas evite fazer propaganda da sua própria conferência dentro de outras. Tenha em mente que se um usuário realmente quiser, ele pode fazer uma pesquisa no diretório do Echolink e encontrá-lo;
3 – Quer divulgar a conferência? Também não fique enviando spam, entupindo a caixa de correio dos seus contatos com solicitações desesperadas por visitantes. Lembre-se que visitará sua conferência quem se identificar com ela;
4 – Utilize as redes sociais para convidar amigos, mas não seja chato, ofereça algo atrativo, algo que enriqueça o intelecto e o aprendizado do radioamador.

Enfim, espero que este artigo lhe ajude de alguma forma, só peço-lhe que utilize estas informações com sabedoria e responsabilidade, pois tudo aqui é resultado de pesquisa, testes e muita perseverança e está sendo compartilhado com você gratuitamente!

“Quer conhecer a verdadeira índole de um homem, dê-lhe poder!

Conhecimento é poder!…. E agora você o tem…. Passe adiante….!”

Forte 73!

Somos participantes da Conferência Amazônica de Radioamadorismo.
Estamos no Echolink, eQSO e Zello.

comentários
  1. Guimarães disse:

    Prezado, louvo todos aqueles que conseguem transmitir conhecimentos. Quem serve de Baú com certeza é o Silvio Santos com o da “felicidade” ou dos contos de Piratas com tesouros enterrados dentro deles.
    Maior reconhecimento é daquele que conhece o mapa deste tesouro (conhecimento) e consegue compartilhar com os outros piratas (de conhecimento) no bom sentido.
    Me considero um “pirata” de conhecimento e meu faro aponta sempre para bons “tesouros”.
    Considere-se um bom Capitão Airam, eis-me aqui seu marujo! Parabéns pelos ensinamentos, precisamos de mais Capitães Além-Mar como você! PY8AB – GUIMARAES – BELÉM DO PARÁ (Sala BRAZLERA-ECHOLINK)

    Curtir

  2. Posto este comentário para compartilhar com vocês minha alegria ao receber o feedback do Manuel – EA3EIZ, da Espanha que após ler este post, conseguiu configurar a sua conferência utilizando o Linux Debian.

    Ouça nosso QSO (Gravado) em http://goo.gl/Hfchhb

    A informação ajuda outros e deve ser compartilhada.

    “Quem não vive pra servir, não serve para viver!”

    73

    Curtir

  3. Aldo Luiz Gaspar disse:

    Gostaria de deixar uma mensagem de agradecimento a todas estas valiosas informações. Estou iniciando no radioamadorismo (um pouco tarde), e para tal estou colhendo inúmeras informações para começar a montar minha estação. É gratificante encontrar algumas pessoas (anônimas) com o único propósito de ajudar a quem quiser aprender.
    Obrigado
    Aldo Luiz

    Curtir

    • Olá Aldo Luiz!

      Eu que quero agradecer-lhe por suas gentis palavras. Sabemos que estas informações tem ajudado muitos colegas e, quando recebemos um feedback como o seu sentimo-nos honrados, reconhecidos e incentivados a continuar.

      Por isso, mais uma vez obrigado. Seja bem-vindo a este fantástico hobby e desejamo-lhe ótimos QSOs e inúmeras amizades.

      73.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s