Clube do CW – Professor Morse

Publicado: 18/06/2014 por Airam - PU8ASR / PX8C1730 / PP8004SWL em Código Morse, CW, Telegrafia
Tags:, , ,

Desde que me tornei radioamador, sempre quis contribuir de alguma forma com a classe. Por isso, venho ao longo destes anos, compartilhando com os colegas de hobby, as minhas descobertas e experiências por meio deste site. Hoje venho, por este artigo, “falar” do Professor Morse.

Trata-se de um programa, desenvolvido por mim, pelo qual pretendo permitir que radioamadores novatos e veteranos, além de escoteiros e radioescutas possam aprender individualmente ou em conjunto via RF (Rádio-Frequência), a recepção auditiva dos sinais em Código Morse.

Professor Morse Executando

O programa funciona em todas as versões do Sistema Operacional Windows e também para o Linux por meio do emulador Wine.

O primeiro passo é fazer o download dos programa e demais arquivos necessários à sua execução.

Após a realização do download, descompacte o conteúdo do arquivo em uma pasta/diretório de sua escolha.

Arquivos

Será então criada a pasta Professor Morse e, dentro da mesma você encontrará 4 arquivos, dos quais iremos primeiramente instalar 2 programas que serão responsáveis por fazer o computador falar(literalmente) em nosso idioma(Português Brasileiro).

Execute a instalação do lhttsptb e depois do Raquel-ptBR. É importante que você siga esta ordem para evitar problemas.

Uma vez realizada a instalação do lhttsptb e Raquel-ptBR, vamos agora fazer o nosso computador falar o nosso idioma.

Acesse no Painel de controle a opção Fala, sendo que esta opção vai mudar um pouco o nome de uma versão do Windows para outra.

Fala do Windows

Quando encontrar a opção Fala, execute-a com um duplo clique ou pressionando a tecla Enter e uma janela parecida com a abaixo surgirá. Então no Drop-in-down Seleção de voz, você deverá escolher a opção ScanSoft Raquel_Full_22kHz.

Em Velocidade da voz, você deverá arrastar a barra para fazer com que o computador fale numa velocidade que não seja muito lenta, nem muito rápida.

Feito isso, voltemos para a pasta onde está os arquivos descompactados e vamos colocar um atalho para a Área de trabalho, clicando sobre o executável do Professor Morse com o botão direito do mouse e seguindo os passos da imagem abaixo. Observe que só é possível abrir o Professor Morse pelo atalho criado.

Criar Atalho Desktop

O funcionamento consiste basicamente em selecionar as aulas/lições a serem executadas e definir um horário para que as mesmas sejam executadas.

Você deve fornecer uma identificação, para atender a uma normatização do serviço de radioamador e opcionalmente poderá informar um slogan caso seja membro de algum grupo, agremiação ou associação.

Após isso, basta selecionar a aula pretendida e informar o horário de execução, lembrando-se ativá-la, marcando a caixa de seleção ao lado do horário.

Quando você estiver selecionando/escolhendo a aula você notará que na tela surgirá a informação Duração, seguida de um valor. Você deverá utilizar esta informação, juntamente com o tempo de câmbio e o tempo do espaço de câmbio para programar o tempo da(s) próxima(s) aula(s).

Professor Morse Tempo

Quando você escolher uma aula que por exemplo tenha 8 minutos de duração, escolha os controles para programar o tempo de câmbio e o tempo entra câmbios, que assim como a identificação, são uma exigência normativa e ajudam a aliviar a pressão do transceptor.

Você pode ainda automatizar seu computador para que ele ligue e desligue automaticamente todos os dias.

Nesta versão só é possível acionar o transceptor pela porta serial COM1, com o conector DB9 (RTS ou DTR) ou por meio de uma interface USB-Serial (Eu recomendo a Profillic).

Se você tiver conhecimento, por fazer uma interface que utilize a porta paralela, mas não garanto que irá funcionar (pelo menos nesta versão, talvez nas futuras, sim).

Há vários tipos de interfaces que podem ser utilizadas para interligar o transceptor(rádio) ao computador e permitir que o computador execute as aulas pelo rádio.

As interfaces mais comuns são as que utilizam a placa de som do computador (e eu recomendo esta). Você pode comprar uma ou mesmo fabricá-la pois ela é bem fácil de ser construída (quem sabe não publico um artigo aqui ensinando a fazê-la, rs…).

Bem pessoal, espero que com este artigo você possa aprender um pouco mais o código morse e compartilhar com seus amigos.

Quero aproveitar a oportunidade e agradecer aos amigos que sempre me motivam. Não quero citar nomes para não ser injusto, mas quero agradecer de coração aos amigos LABREANOS, aos amigos do eQSO, do Echolink, aos amigos dos estados e cidades vizinhas e, especialmente ao amigo de Manaus, o Wilder Ribeiro – PU8AWR, que recentemente postou uma mensagem em meu perfil no facebook, esteriorizando sua frustração e desmotivação decorrentes de algumas situações.

Então eu quero dedicar este trabalho ao amigo Wilder – PU8AWR, como exemplo para motivação com a mensagem de nunca devemos deixar-nos desmotivar, por qualquer motivo, pessoa ou circunstância, afinal somos amadores na radiotécnica e não amadores em ser humanos e, seja em qual for o ramo de atividade, devemos dar o nosso melhor.

Este é mais um projeto realizado na Conferência Manaus!

Algo feito por radioamador para radioamador e para a sociedade.

Certeza de sucesso comprovada pelos nossos números que nesse pouco tempo de vida, conta com mais de 38 mil visitas do Brasil e de diversos países. Números estes que representam a quantidade/qualidade das amizades que conseguimos firmar em QSOs ou mesmo por artigos, porque temos a preocupação de documentar as experimentações para que outros, no futuro, possam reproduzí-las, mantendo uma linguagem coesa, clara e de fácil entendimento.

Um forte 73 a todos e até a próxima!

Airam – PU8ASR / PX8C1730

Nossos serviços possuem a garantia de UPTIME oferecidos pela LGVHOST

Utilize sua internet para ganhar dinheiro para você

Utilize sua internet para ganhar dinheiro para você

comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s