Frequência de chamada CQ NACIONAL

Publicado: 22/08/2018 por Airam - PU8ASR / PX8C1730 / PP8004SWL em Sem categoria
Tags:,

Há alguns anos, iniciou-se um movimento como uma forma de campanha para eleger uma frequência destinada a ser “o point de encontro” dos radioamadores em VHF(2 metros). Se você está fazendo parte dessa modinha da 146.520mhz, esta leitura te fará muito bem.

A Anatel é a Agência Reguladora dos Serviços de Telecomunicações no Brasil e está subordinada apenas ao Ministério das Telecomunicações.

A mesma é a responsável por regular, ou seja, dizer como os serviços de telecomunicações no país devem ser explorados(comercialmente ou não).

Para isso, a mesma cria procedimentos administrativos e resoluções que tem por objetivo complementar as leis especificas como a  Lei nº 9.472, de 16 de Julho de 1997 (Lei Geral de Telecomunicações), que assim como tantas outras, foi criada com base em leis e tratados internacionais, respeitando peculiaridades do nosso país.

O povo brasileiro, culturalmente, é um povo que não tem interesse em leitura e muitos dos que aqui chegaram, não irão terminar de ler este artigo.

Em provas como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), percebe-se o que estou afirmando, basta ver os índices de reprovação nas questões de interpretação de texto com questões do tipo: “Marina, filha de alemães, tem 15 anos. Qual a cor de seus cabelos?”

Muita gente, não sabe responder esta questão, por não saber interpretar um texto.

Mas o que tem haver isso com radioamadorismo e a frequência de 146.520mhz, chamada de CQ Nacional?

A resposta é simples!

Os maiores absurdos e bizarrices de todo o tipo são oriundas de intelectos sem capacidade de interpretar um texto simples como o do exemplo acima. Então, interpretar leis, normas, resoluções, não deverá sair coisa boa daí.

Exemplo disso é que aliado a esta questão cultural, está outro problema: RadioapertadoresdePTT (que vou chamar de Pushers Radio para ficar mais bonito kkk) que compram transceptores e não lêem o manual, não sabem utilizar o scanner do equipamento e ficam pendurados nas repetidoras.

Além disso, alguém sem nenhum critério de legislação, simplesmente resolveu que resolveria o problema de todos simplesmente elegendo uma frequência e fazendo uma campanha de divulgação a nível nacional.

Você deve estar se perguntando porque isso causa tanto incômodo?

Na verdade, eu (particularmente) não me incomodo com o fato de muitos brincarem de seguir o líder. O que me incomoda é o fato de estarem fazendo o errado e ainda lançarem críticas à quem faz o certo.

Até onde está documentado e onde sei, a Anatel definiu faixas de frequências em cada banda, divididas conforme a aplicação.

Na banda de 2 metros (comunicação em VHF) a frequência destinadas ao CQ (chamado geral) em fonia 144.200mhz e uma vez contestado o chamado, deve-se mudar para uma frequência, afim de deixar a frequência de CQ livre (isto está previsto em norma e inclusive é uma questão no exame para radioamador).

O que mais me causa espanto foi ver que entidades, em especial a LABRE participou deste circo, quando deveria orientar aos menos os seus membros ao que diz respeito a Resolução nº 452, de 11 de dezembro de 2006.

Bem, você não tem mais desculpa para dizer que não sabia.

Seja um verdadeiro radioamador e não um pusher radio!

Prove que você não é Maria vai com as outras…

Não seja como tantos que em vez de estudar ficam chorando para não exigirem CW na prova para classe B.

“Quem não vive para servir, não serve para viver!”

Comente abaixo ou se preferir converse comigo no Whatsapp (clique apenas se estiver lendo no seu celular).

Forte 73

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.