Echolink – Introdução

Publicado: 20/10/2012 por Airam - PU8ASR / PX8C1730 / PP8004SWL em EchoLink, Projetos
Tags:

O Echolink é um sistema, uma modalidade digital de comunicação utilizado exclusivamente por radioamadores em todo o mundo.

O sistema é baseado em VoIP (voz sobre IP), que é um protocolo de dados que permite que a voz seja transportada pela internet.

A grande sacada do Echolink é a possibilidade dada àqueles que o utilizam de se comunicar com outros radioamadores em todo o planeta, utilizando seu computador pessoal, notebook, smartphone, tablet, etc…

Um radioamador em Manaus pode por meio do Echolink,  se comunicar com São Paulo ou Miami, utilizando a faixa de VHF – 2 metros (faixa utilizada para comunicação local e tem uma cobertura menor que o HF). E isso tudo aliado aos recursos inexistentes em outras modalidades, mas presentes em salas de bate-papo na internet como por exemplo banimento, mute, desconexão, etc….

Antes do Echolink esta comunicação só era possível em HF, o que encarecia a coisa, pois um equipamento (transceptor) para HF tem o custo elevado em comparação ao VHF.

O surgimento do Echolink possibilitou que radioamadores que não gostam de utilizar computador e outros dispositivos informados anteriormente, pudessem comunicar-se utilizando o seu transceptor instalado no seu carro ou até mesmo na sua casa. Muitos colegas (e eu principalmente) utilizam o Echolink por meio do HT, acessando algum Link (L) ou Repetidor (R) que esteja ao alcance do seu equipamento.

Existem muitos artigos na internet falando sobre o mesmo.

Com este artigo, não pretendo reinventar a roda, mas de uma forma prática, mostrar a você (passo-a-passo), como montar, instalar, configurar e operar uma EBE (Estação Base Echolinkada) e até como construir sua própria interface (também passo-a-passo).

Nos próximos posts ensinaremos mais a respeito do Echolink e dos elementos necessários para o seu funcionamento.

Acompanhe!

comentários
  1. Olá José!

    Bem-vindo ao nosso portal.

    Com relação ao seu problema, é preciso primeiro entender direito porque e o que está ocasionando essa queda na conexão.

    É a sua conexão que é ruim?
    Você se conecta utilizando proxy ou por algum hotspot?
    Seu provedor de internet pode estar derrubando sua conexão propositalmente por que você está gerando muito tráfego (Isto é uma pratica ilegal, mas é muito praticada pelos provedores de internet)

    Como você vê, para poder resolver é preciso primeiro identificar corretamente a causa do problema. Eu poderia te passar um toturial completo, mas se o tutorial não for relacionado ao seu problema de nada vai adiantar…

    Com relação ao inglês, não se preocupe. Acesse o site http://translate.google.com/

    Lá você digita ou cola o texto em inglês e ele traduz para o português.

    Tive um problema parecido em alguns pontos de sua narrativa. Resolvi ele utilizando o HotsPot Shield. É um programa que te dá um IP válido de internet e com isso elimina muitos problemas causados pelas restrições criadas pelos provedores de internet.

    Boa sorte!

    Curtir

  2. oi amigo eu sou radioamador pu3-smm moro em porto alegre.rs o p oblema e o seguinte já falei varias ves no echolink so que o sistema cai e eu não consigo restabelecer o sistema que eu faso para restabelecer eu não sei inglês por gintiliza não teria como de mandar um msn em portuges me orientando como restalar novamente ok amigo

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.